Rio -  A partir da próxima segunda-feira, o trabalhador da Região Metropolitana do Rio de Janeiro que der entrada no seguro-desemprego será obrigado a passar por cursos gratuitos de qualificação profissional para receber o benefício. A proteção varia de acordo com salário do profissional e pode chegar à quantia de R$ 1.163.
Podem ficar livres da exigência da qualificação apenas aqueles que solicitarem o seguro-desemprego pela primeira vez, os que estiverem participando de curso de qualificação — reconhecido pelo Ministério da Educação com a mesma carga horária ou superior—, e o profissional que já estiver recebendo a última parcela do benefício.
Segundo o Ministério do Trabalho, quando o trabalhador solicitar o benefício em um dos 65 postos do Sine (Sistema Nacional de Emprego), ele será encaminhado para instituições como Sesi, Senac e entidades estaduais de Educação Profissional e Tecnológica. Lá, receberá qualificação gratuita com carga horária mínima de 160 horas, realizadas em período máximo de quatro horas diárias, preferencialmente na parte da manhã.
A iniciativa, chamada de Bolsa-Formação, faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego — Pronatec. O programa é oferecido de acordo com a escolaridade e formação do profissional. Na lista de cursos oferecidos estão auxiliar administrativo, ilustrador, auxiliar de tesouraria e operador de caixa.
ONDE REQUERER
A Secretaria Estadual de Trabalho e Renda (Setrab) inicia as operações de cadastro para o Bolsa-Formação em todos os 65 postos de atendimento do Sine a partir de segunda-feira. Para o trabalhador requerer o benefício, basta procurar o posto mais próximo por meio do telefone: (21) 2332-9999.

FONTE: O Dia - http://odia.ig.com.br/portal/economia/qualifica%C3%A7%C3%A3o-profissional-passa-a-ser-uma-exig%C3%AAncia-para-receber-seguro-desemprego-1.461421