segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Reunião na Ifac reúne CFC e entidades brasileiras

Por Maristela Girotto
 

Uma série de temas que dizem respeito à contabilidade mundial fez parte da pauta de reunião realizada na sede da Federação Internacional de Contadores (Ifac, na sigla em inglês), em Nova York, no dia 8 de outubro, com a presença do presidente da entidade, Warren Allen. Do Brasil, participaram o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro; a vice-presidente Técnica do CFC, Verônica Souto Maior; o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), José Martonio Alves Coelho; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, Luiz Fernando Nóbrega; o presidente do Sescon-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior; o presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Eduardo Pocetti; o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon; e a diretora executiva do CFC, Elys Tevania Carvalho.

No início da reunião, Juarez Carneiro agradeceu a visita de Warren Allen ao Brasil, ocorrida em maio deste ano. Naquela ocasião, o presidente da Ifac esteve em São Paulo, onde visitou o CRCSP e o Ibracon, e em Brasília, para participar do lançamento da campanha "2013: Ano da Contabilidade no Brasil" no Distrito Federal e conhecer a sede do CFC.

Além disso, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade e ex-presidente do Grupo Latinoamericano de Normas de Información Financiera (Glenif) prestou homenagem ao presidente da Ifac, em agradecimento à sua contribuição ao trabalho realizado pelo Glenif. "O apoio da Ifac é sempre importante, não apenas para este Grupo da América Latina, mas também para outros que têm trabalhado em prol da profissão, a exemplo da Associação Interamericana de Contabilidade (AIC)", afirmou Juarez Carneiro.

Em seguida, a vice-presidente da Ifac, Olivia kirtley, fez uma apresentação sobre a atuação da Ifac no mundo – 127 países integram a entidade – e suas linhas de ação. A maior proximidade da Federação com o Brasil, abrangendo temas relacionados à contabilidade das áreas pública, privada e de auditoria, foi o principal aspecto da explanação da vice-presidente. "Precisamos analisar os padrões contábeis como um todo", afirmou Warren Allen.

Entre os assuntos da pauta, foi discutida ainda a participação de um número maior de representantes da América Latina nos grupos técnicos da Ifac.

A reunião contou também com apresentações feitas pelo gerente técnico da Ifac Stathis Gould; pela vice-diretora do International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB), Katheen Heal; pela gerente técnica Gwenda Jensen; e pelo membro do comitê de Pequenas e Médias Empresas (PYMEs), Paul Thomas.

O gerente David Mcpeak também falou sobre sua participação no 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Belém, em 2012, acompanhando Peter Wolnizer, presidente do International Accounting Education Standards Board (IAESB). O presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), José Martonio Alves Coelho, parabenizou a Ifac pelo trabalho deste comitê de educação.

Campanha

O presidente do CFC fez uma apresentação da campanha "2013: Ano da Contabilidade no Brasil". Inicialmente, ele explicou os motivos que levaram o CFC e outras entidades brasileiras a realizarem a campanha. "Estamos mostrando à sociedade como o profissional da contabilidade trabalha hoje, com tecnologia, e detém informações essenciais à tomada de decisões e à gestão das companhias", afirmou Juarez Carneiro, acrescentando que a campanha foi lançada, nacionalmente, em sessão solene do Congresso Nacional, e em todos os Estados do Brasil.

Após fornecer detalhes da campanha de valorização da profissão no território nacional, ele registrou a sua expectativa de que, com iniciativa da Ifac, 2014 possa ser o Ano da Contabilidade no Mundo. A Federação ficou de estudar a divulgação da Campanha do Brasil como modelo para outros países.

Visita

No dia 7 de outubro, a delegação brasileira, acompanhada por representantes da Ifac, visitou a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Federal Reserve (FED), o Banco Central americano. Para Warren Allen, essa foi a primeira vez que uma delegação tão representativa de profissionais da área contábil visitou a sede da IFAC.

 

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade - http://portalcfc.org.br/noticia.php?new=10885

Nenhum comentário:

Postar um comentário