segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Evento em Washington-EUA discute contabilidade pública

No período de 12 a 14 de fevereiro, ocorreu em Washington, Estados Unidos, o Diálogo Regional de Gestão Pública Financeira: Tesouro e Contabilidade Pública, uma Agenda em Comum. Representando a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), participou do evento Bárbara Verônica Mágero Viana, coordenadora de Suporte à Contabilidade da União (CSCON) da Coordenação-Geral de Contabilidade. A STN e o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) são parceiros estratégicos na implantação da Contabilidade Patrimonial no setor público brasileiro.

De acordo com Bárbara Viana, na reunião em Washington foram discutidos temas como Estratégias para adoção das Normas Internacionais; Modelos de sistemas de gestão financeira, orçamentária e patrimonial utilizados pelos países; Contabilidade de custos; Experiências na gestão de dívidas e de caixa; e Regime de Competência – Impactos para adoção das Normas.

Barbara Viana_STN_Reuniao_Washington

O Diálogo Regional foi organizado pelo Bando Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundo Monetário Internacional (FMI), Foro de Tesorerías Gubernamentales de América Latina (Fotegal) e Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales do Chile.

Além da presença da coordenadora de Suporte à Contabilidade da União da STN, o evento contou com representantes do Distrito Federal e dos estados de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul.

Palestra

Em Washington, Bárbara Viana fez palestra sobre Modelos de automatização contábil e seus custos econômicos e institucionais. Na apresentação, ela falou a respeito da experiência do Brasil para a geração da contabilidade com enfoque para o registro único, gerando diversos lançamentos contábeis ao mesmo tempo (registros matriciais).

A palestra também apresentou a operacionalização da plataforma contábil do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) do Governo Federal, que integra a execução orçamentária, financeira e patrimonial; e explicou o funcionamento da Tabela de Eventos que realizam os lançamentos automáticos e como se dá a elaboração dos balanços a partir da matriz de saldos gerada diariamente, através dos registros contábeis.

Bárbara Viana demonstrou a estrutura da Secretaria do Tesouro Nacional, especificamente sobre a diversidade de suas atividades e, ainda, como gestora da Tabela de Eventos e do Plano de Contas.

Ela também informou os participantes do Diálogo Regional sobre os grandes projetos em andamento na área de Contabilidade e Custos da União: implantação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) e implantação do Sistema de Informações de Custos (SIC).
 
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade - http://portalcfc.org.br/noticia.php?new=12605

Nenhum comentário:

Postar um comentário