Altera a Lei n° 6.331, de 10 de outubro de 2012 que dispõe sobre aplicação de regime especial de tributação para estabelecimentos fabricantes de produtos têxteis, de confecções e aviamentos, nas condições que especifica.
Faço saber que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono a seguinte
LEI:
Art. 1° Modifique-se o artigo 1° da Lei n° 6.331, de 10 de outubro de 2012, que passa a ter a seguinte redação:
"Art. 1° Fica concedido, em caráter opcional, regime especial de tributação, até 31 de dezembro de 2032, nos termos da Lei n° 8.481, de 26 de julho de 2019 que ratificou o disposto no Decreto Estadual n° 46.409, de 30 de agosto de 2018 para os estabelecimentos fabricantes de produtos têxteis, artigos de tecidos, confecção de roupas e acessórios de vestuário e aviamentos para costura, nos termos e condições estabelecidas nos artigos desta Lei."
Art. 2° Modifique-se o artigo 8° da Lei n° 6.331, de 10 de outubro de 2012, que passa a ter a seguinte redação:
"Art. 8° Os benefícios estabelecidos nesta Lei, no que couber, se estenderá ao estabelecimento fabricante que realizar operação de saída interna com consumidor final não contribuinte do imposto.
§ 1° Excepcionalmente até o dia 30 de novembro de 2025, o estabelecimento fabricante sediado no município de Petrópolis poderá realizar operação de saída interna com consumidor final não contribuinte do imposto utilizando-se do benefício da presente Lei.
§ 2° A excepcionalidade transitória prevista no § 1° se estenderá ao comércio varejista quando tratar-se de mesma empresa e/ou grupo econômico, localizados no Estado do Rio de Janeiro, fabricante de produtos têxtil, definidos no artigo 1° e 8° da Lei n° 6.331, de 10 de outubro de 2012."
Art. 3° Visando a execução da presente lei e conforme preceitua o art. 113 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e demais exigências legais, encontra-se disposto no Anexo l da presente Lei a estimativa do impacto orçamentário e financeiro.
Art. 4° O Poder Executivo regulamentará a presente Lei.
Art. 5° Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 21 de junho de 2022
CLÁUDIO CASTRO
Governador
HIPÓTESES A SEREM TESTADAS
ANEXO
POTENCIAL REDUÇÃO DA ARRECADAÇÃO DE RECEITA TRIBUTÁRIA - 2022, 2023 E 2024
Art. 2° Modifique-se o artigo 8° da Lei n° 6.331, de 10 de outubro de 2012, que passa a ter a seguinte redação:
Art. 8° Os benefícios estabelecidos nesta Lei, no que couber, se estenderá ao estabelecimento fabricante que realizar operação de saída interna com consumidor final não contribuinte do imposto.
Parágrafo único. O benefício fiscal se estenderá ao comércio varejista quando tratar-se de mesma empresa e/ou grupo econômico de estabelecimentos definidos no artigo 1° desta Lei.
QUEM TERÁ DIREITO A FRUIÇÃO?
PASSO A PASSO DA HIPÓTESE
IMPACTO = ARRECADAÇÃO REAL - (FATURAMENTO X 2,5%)
Sendo que:
• O cálculo de impacto adotou o último exercício financeiro como referência;
• Para este levantamento de grupo econômico foram consideradas apenas as empresas que possuem a mesma raiz de CNPJ.
• Trata-se de uma avaliação estimada, visando gerar um valor que reflita a ordem de grandeza do impacto do presente projeto de lei.
• Para projeção aos exercícios seguintes, adotou-se o IPCA projetado pelo Banco Central para a atualização dos valores.
POTENCIAL REDUÇÃO DA ARRECADAÇÃO
Obs: Para o cálculo da estimativa de 2022, iniciou-se a contagem a partir do mês de maio
POTENCIAL REDUÇÃO DA ARRECADAÇÃO
Art. 2° Insere os incisos § 1° e § 2°, no artigo 8°, da Lei n° 6.331, de 10 de outubro de 2012, que passa a ter a seguinte redação, renumerando-se os incisos seguintes:
§ 1° Excepcionalmente até o dia 30 de novembro de 2025, o estabelecimento fabricante sediado no município de Petrópolis pode realizar operação de saída interna com consumidor final não contribuinte do imposto utilizando-se do benefício da presente Lei.
§ 2° A excepcionalidade transitória prevista no inciso §1° se estenderá ao comércio varejista quando tratar-se de mesma empresa e/ou grupo econômico de estabelecimentos definidos no artigo 1° e 8° desta Lei.
PASSO A PASSO DA HIPÓTESE
IMPACTO = ARRECADAÇÃO REAL - (FATURAMENTO X 2,5%)
Sendo que:
• O cálculo de impacto adotou o último exercício financeiro como referência;
• Para este levantamento de grupo econômico foram consideradas apenas as empresas sediadas em Petrópolis que possuem a mesma raiz de CNPJ.
• Trata-se de uma avaliação estimada, visando gerar um valor que reflita a ordem de grandeza do impacto do presente projeto de lei.
• Para projeção aos exercícios seguintes, adotou-se o IPCA projetado pelo Banco Central para a atualização dos valores.
POTENCIAL REDUÇÃO DA ARRECADAÇÃO
Obs: Para o cálculo da estimativa de 2022, iniciou-se a contagem a partir do mês de maio
POTENCIAL REDUÇÃO DA ARRECADAÇÃO
COMPARAÇÃO DAS ETIMATIVAS DE IMPACTOS
COMPARAÇÃO DO IMPACTO TRIBUTÁRIO DE PETRÓPOLIS SOBRE O IMPACTO TOTAL NO ESTADO
COMPARAÇÃO DO IMPACTO TRIBUTÁRIO DE PETRÓPOLIS SOBRE O IMPACTO TOTAL NO ESTADO
COMPARAÇÃO DO IMPACTO TRIBUTÁRIO DE PETRÓPOLIS SOBRE O IMPACTO TOTAL NO ESTADO
Fonte: D.O.E/RJ - 22/06/2022 - Edição Extra
Nenhum comentário:
Postar um comentário