segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Profissionais e estudantes lotam auditório na abertura da II Convenção Alagoana de Contabilidade

Por Maria do Camo Nóbrega
Jornalista Responsável: Fabrício Santos

Um público estimado em 500 participantes, entre profissionais e estudantes de Ciências Contábeis, lotou na noite de ontem (10) o auditório do Centro de Eventos do Hotel Jatiuca, em Maceió-AL, durante a Solenidade de Abertura da II Convenção Alagoana de Contabilidade.
 

Promovida pelo Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), a Convenção trouxe o lema "2013: Ano da Contabilidade", com o objetivo enfatizar a relevância da profissão contábil e reconhecer a valorização do profissional como sendo imprescindível para o processo decisório nas organizações. Durante os três dias de evento, temas como SPED, normas contábeis, perícia contábil e ITG 1000 serão amplamente debatidos.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o CRCAL homenageou os profissionais da Contabilidade alagoana com a entrega do troféu "Colaborador da Classe Contábil" pela atuação e o valioso serviço à comunidade contábil do estado em diversos órgãos das esferas federal, estadual e municipal.

Além de várias autoridades locais, o evento foi marcado pela presença do senador Fernando Collor de Melo (PTB-AL), que proferiu a palestra magna, intitulada "A importância da Profissional da Contabilidade na economia brasileira", sendo muito aplaudido pelos participantes.

Ao falar em nome do presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, o ex-presidente do CRCAL, Rivoldo Costa Sarmento, disse se sentir honrado por representar o órgão máximo da profissão e, ao mesmo tempo, por participar de um evento magno da profissão contábil alagoana, cujo objetivo é contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais de todo o estado e para a valorização da classe. "Como é do conhecimento de todos, este é o Ano da Contabilidade. Por isso, o nosso papel enquanto profissionais é valorizar a nossa profissão na sociedade. O momento é agora e não podemos esperar. Somos indispensáveis para fomentar a riqueza de nosso país", disse emocionado.

Ao dar as boas-vindas ao público presente, o presidente do CRCAL, Carlos Henrique do Nascimento, enfatizou a importância da Campanha "2013: o Ano da Contabilidade no Brasil" para a valorização de toda a classe, fazendo analogia ao lema da Convenção. "2013 é o Ano da Contabilidade no Brasil e o presidente Juarez Carneiro foi muito feliz quando teve a ideia de lançar essa Campanha nacionalmente, pois sou contador e asseguro que essa profissão está e estará em plena ascensão, demonstrando sua pujança e sua grandiosidade, pois atualmente a Contabilidade é uma das mais valorizadas carreiras, não só no Brasil, mas no mundo".

O presidente do CRCAL ressaltou ainda que se engana quem julga que a profissão contábil é algo meramente burocrático; que é usada somente para atender à legislação fiscal ou societária. Segundo ele, "é muito mais do que isso. É uma ciência e, como tal, contribui para o aprimoramento de nossa sociedade, pois a maior parte da grandeza econômica gerada provém das entidades organizadas. A Contabilidade é uma enorme fonte de registro e interpretação de entidades empresariais, governamentais e do terceiro setor".

Enfatizou ainda Carlos Henrique que os profissionais da Contabilidade servem a uma grande parte da sociedade, como, por exemplo, empresários, entidades sociais, culturais e filantrópicas e governos nas suas três esferas e investidores. "Somos mais de 500 mil profissionais no Brasil e ainda não tivemos um justo reconhecimento por nossos relevantes serviços, mas sonho com o dia em que conseguiremos o devido respeito da maioria da sociedade brasileira. Sonho ainda com o dia em que nossos governantes sejam profissionais da Contabilidade e que deem o devido respeito pelas finanças públicas e que tenham profundos conhecimentos em orçamento", revela.

Além do presidente do CRCAL, do ex-presidente Rivoldo Sarmento e do senador Fernando Collor de Melo, compuseram a Mesa de Honra a secretária Municipal de Finanças de Maceió, Renata Fonseca Gomes Pereira, que representou o prefeito da cidade, Cícero Almeida; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, Cícero Amélio da Silva; o deputado estadual Inácio Loiola (PSB); o vereador Sílvio Campelo (PV); o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego do Estado de Alagoas, Israel Wanderley Maux Lessa; o representante do Sebrae/AL Ronaldo de Moraes e Silva; o presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas, José Lages Júnior; o representante do Sescap/AL, Onofre Raimundo Medeiros Neto; e o presidente do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia, Wellington do Carmo Cruz, que representou todos os presidentes do Sistema CFC/CRCs.

Palestra magna

Ao abrir a palestra magna, o senador Fernando Collor de Melo fez uma retrospectiva da História da Contabilidade, ressaltando seus pontos principais, passando pelas partidas dobradas até a legislação e os dias atuais. Além disso, o senador falou da importância do Ano da Contabilidade para a classe contábil, mencionando "a justa homenagem recebida no Congresso Nacional, ocorrida no dia 18 de março, que foi o marco inicial da campanha de valorização do profissional da Contabilidade".

O senador trouxe ainda uma novidade aos participantes: apresentou no dia 9/10, no Senado Federal, imbuído dessa valorização da profissão, o Projeto de Lei 424/2013, que demonstra o valor e a importância da profissão contábil e do CFC. O projeto dispõe sobre a composição e o funcionamento do Conselho de Gestão Fiscal, que está previsto e foi criado na Lei de Responsabilidade Fiscal e que até hoje não foi regulamentado. "Esse meu projeto propõe que seja regulamentado esse artigo da lei e que na sua composição, no Conselho de Gestão Fiscal seja incluído como um de seus 11 membros um representante de entidade técnica representativa da sociedade, indicado de forma alternada pelos presidentes dos Conselhos Federais de Contabilidade, de Administração e de Economia", revelou.

 

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade - http://portalcfc.org.br/noticia.php?new=10878

Nenhum comentário:

Postar um comentário