segunda-feira, 17 de agosto de 2015

SPED Fiscal - ICMS/IPI - 2016 - Novas validações

Caros colegas, bom dia!
 
Divulguei hoje cedo informações disponibilizadas pela Receita Federal sobre a versão  2.1.5 do PVA EFD ICMS/IPI.
 
O PVA agora contemplará em suas validações dois layouts: IX (para os registros de 2015) e X (para os registros de 2016).
 
A partir de 2016 o SPED Fiscal (EFD ICMS/IPI) no layout X passará a validar o código NCM dos itens indexados no registro 0200.
 
O que isso significa?
 
Significa que, se o NCM de um determinado item de seu estoque, por exemplo, estiver desativado ou com codificação errada, o sistema irá acusar erro. Já dá para imaginar o problema para o pessoal que trabalha com a parte fiscal, não é mesmo?
 
Desta forma é urgente que se faça uma revisão/auditoria do cadastro dos itens para se evitar dores de cabeça em 2016.
 
Outras mudanças importantes para 2016:
 
O registro C100 (NFs eletrônicas de entrada) passará a validar a série da chave da NF-e. Aparentemente esse problema não é grande, para quem trabalha importando a chave de acesso diretamente do XML das NFs-e. Mas aqueles que inserem de forma diferente a informação em seus sistemas (por exemplo, manualmente), poderão ter problemas.
 
O registro G130 (identificação de documento fiscal que acoberta entrada ou saída de bem do CIAP), passará a ter  regra de obrigatoriedade de informar  NFe e CTe de terceiros, quando for o caso. Ou seja, registro de imobilizado deverá ter essa amarração no ERP, de preferência referenciando CT-e à NF-e de entrada.
 
 
Att,
 
Luciano

Exemplos dos registros:






Nenhum comentário:

Postar um comentário