terça-feira, 1 de outubro de 2013

Setor Público - Contabilidade: profissão que não para de crescer também na área pública

 Recentemente, em jornal de grande circulação no Estado do Rio de Janeiro, foi veiculada matéria citando que a profissão contábil não para de crescer.

Foi descrito ainda na matéria que muito dessa situação se  deve ao crescimento do número de empresas no país e, consequentemente, às necessidades dos nossos serviços.

O teor da matéria era mais voltado para a área privada, a expansão que se apresenta e as suas respectivas oportunidades.

E como se daria essa realidade em nossa área pública? Teríamos profissionais contábeis em número suficiente que pudessem atender aos nossos Municípios e Estados Brasileiros? Seria um cenário idêntico? Estamos em expansão? Apresento esta reflexão para todos nós.

De minha parte, não tenho dúvidas em afirmar que sim.

Há um enorme campo  profissional sendo apresentado para todos nós e para os graduandos que já estão em nos sos cursos de Ciências Contábeis, e não há profissionais suficientes para esse atendimento.

A administração pública, na busca de eficiência e eficácia da gestão, torna-se extremamente dependente dos  resultados que a contabilidade pública produz para a tomada de decisões.
A Lei de Responsabilidade Fiscal e outros normativos impõem uma série de relatórios bimestrais, quadrimestrais, semestrais, anuais e outras informações para o Governo Federal.

Todos  assinados por profissionais contábeis, além dos balanços e outros demonstrativos contábeis.

Chamo a atenção, ainda, para as manifestações que estamos presenciando em nosso país que buscam, entre tantas reinvindicações, maior transparência nas contas públicas e o combate à corrupção.

E  justamente nessa necessidade surge o Profissional da Contabilidade Contabilista como o especialista mais indicado para suprir essa lacuna que está sendo apresentada pela sociedade.

Certamente, somos os mais capacitados para dar transparência a essa força democrática que emerge das ruas.

Nossa sociedade ainda tem grande dificuldade de entender os números da área pública, por maior que sejam os esforços que observamos das áreas responsáveis.

Impor tante também passa a ser que tenhamos servidores com a nossa formação em carreiras próprias, em órgãos permanentes nos entes  federados.

Nossa importância pode ser corroborada com a pesquisa recente coordenada pela Auditoria Geral do Estado do Rio de Janeiro nos órgãos centrais de controle interno dos Estados
brasileiros, Distrito Federal e cinco municípios de capitais, membros do Conselho Nacional de Controle  Interno ? CONACI, que teve como exercício de pesquisa o ano de 2012, na qual foi observada que na totalização dos recursos humanos desses órgãos, cerca de 35% de seu corpo funcional são profissionais contábeis, observado ainda que não necessariamente esses órgãos de controle interno têm em sua  estrutura núcleos contábeis.

Então, podemos concluir que, igualmente na área pública, a profissão contábil não para de crescer e que cada vez mais necessitamos de profissionais éticos e comprometidos.

Os cursos de graduação de Ciências Contábeis têm cada vez mais responsabilidade com a  transmissão de conhecimentos nessa área e com a pesquisa em temas afins.

Profissional Contábil: temos muitas oportunidades e desafios pela frente e temos que estar capacitados para esta profissão que não para de crescer e para a sociedade que anseia por nossos conhecimentos.

Eugênio  Machado
Auditor Geral do Estado do Rio de Janeiro
 
Fonte: Revista do CRC/RJ -Número 26 - Julho/Agosto de 2013 - Página 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário