sexta-feira, 5 de março de 2010

SEFAZ/RJ-Ajuste no portal

Secretaria de Fazenda multiplica capacidade de servidores para garantir funcionamento de seu portal
26/02/2010

A Secretaria de Estado de Fazenda informa que multiplicou por oito a capacidade dos seus servidores, para melhorar os serviços e evitar a ocorrência de problemas em seu portal (www.fazenda.rj.gov.br). Recentemente, o aumento maciço de acessos ao site, que recebeu em janeiro de 2010 4 milhões de visitas, com um crescimento de quase 100% em relação aos 2,2 milhões de dezembro de 2009, sobrecarregou o sistema, dificultando o seu funcionamento.
O aumento do interesse dos contribuintes e do público em geral e, consequentemente, a elevação do total de acessos, foram ocasionados pelos trâmites relativos ao pagamento do IPVA, assunto de grande interesse do público, visto que é pertinente a todos os proprietários de automóveis.
Além disso, em 2010, aumentou significativamente a oferta de serviços eletrônicos com o objetivo de melhor atender o contribuinte, como por exemplo a emissão e a transmissão de documentos fiscais pela internet. Desde novembro de 2009, por exemplo, o comércio está obrigado a enviar os dados da Memória Fita Detalhe dos seus equipamentos emissores de cupom fiscal pela internet, a partir de programa que deve ser baixado do site da Fazenda. As barreiras fiscais do Estado também foram equipadas com programas que acessam o sistema da Secretaria para obter dados necessários à fiscalização do trânsito de mercadorias nas dividas do Estado.
Assessoria de Tecnologia da Informação tomou as providências necessárias à solução dos problemas e à ampliação da capacidade dos servidores, que foi multiplicada em aproximadamente oito vezes. Até recentemente, a Secretaria dispunha de quatro servidores com 4 GB de memória RAM. Atualmente, passou a trabalhar com 32 processadores com 64 GB.
A Secretaria de Fazenda lamenta o infortúnio, espera que outros inconvenientes da mesma natureza não voltem a ocorrer e deseja que o interesse pelo seu portal continue crescente.
FONTE: SEFAZ/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário