quarta-feira, 1 de junho de 2011

PAF-ECF - Prorrogado Prazo em Pernanbuco

A prorrogação do prazo foi encarada de forma positiva pelo comércio. Recente pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) apontou que o varejo se via ameaçado pela possibilidade de que o Estado deflagrasse uma operação de multa das empresas que não tivessem adotado o PAF em seus ECFs. Nos dados do estudo, a Fecomércio-PE mensurou a influência das chuvas na retração das expectativas de vendas nos dois principais centros comerciais do Estado, Região Metropolitana do Recife e Caruaru, constatando que, em ambos, a queda ficou em torno de 15%, um percentual muito alto se comparado com a rentabilidade média do varejo.

Ainda na pesquisa, junto a mais de 900 empresários das áreas mais desenvolvidas do Estado, verificou-se que 75% deles desconhecem o mecanismo de Substituição Tributaria. "O estudo apurou, ainda, sobre o conhecimento das exigências de utilização do Programa de Aplicativo Fiscal em seus ECFs, sendo possível que o percentual de desconhecimento do tema não se diferencie muito do encontrado no caso da Substituição Tributária", informou o consultor econômico do Centro de Pesquisa (Cepesq) da Fecomércio-PE, Luiz Kehrle.

O gerente do segmento econômico de ECF e Varejo da Sefaz-PE, João Cruz acredita que a comunicação poderia ter falhas, mas que não será o caso a partir de agora. "Temos o controle de cada empresa que se adequa ao PAF-ECF a cada dia. Em dois meses, 100% delas serão informadas via mala-direta sobre a importância da implantação, detalhes do que é o PAF e como proceder, ou seja, as empresas não terão margem para dúvidas", garantiu Cruz.

O Diretor Executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Valter Jarocki, que também enviou solicitação à Fazenda para a prorrogação do prazo de implantação, considera válida a sensibilidade da Sefaz. "Estamos sempre querendo atender à legislação, mas há dificuldades técnicas e operacionais no processo de adequação. O novo prazo dá mais tempo para os mais de dois mil empresários do setor trabalharem forte para atender a demanda da Sefaz", explica.

FONTE: Folha de Pagamento - http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-economia/640921?task=view

 

2 comentários:

  1. A Polimig - Filial Recife ENDEREÇO AV DOMINGOS FERREIRA 2215 3 ANDAR SL 302 TELEFONE 81 3465-6755 Contato: Vivaldo Mendes

    ORGÃO CREDENCIADO PELO CONFAZ PARA REALIZAR HOMOLOGAÇÃO PAF ECF, SI DISPONIBILIZAR A DAR TOTAL APOIO NO QUE DIZ RESPEITO A CONSULTORIA PAF ECF.

    ResponderExcluir
  2. Atenção desenvolvedores é muito importante realizar o download do novo roteiro de testes atual versão 1.6 e o novo ato cotepe versao 1.8 para realização de HOMOLOGAÇÃO PAF ECF consulte a POLIMIG FILIAL RECIFE ORGÃO CREDENCIADO PELO CONFAZ PARA REALIZAÇÃO DE HOMOLOGAÇÃO PAF ECF TELEFONE 81 3465-6755, VIVALDO MENDES OU PATRICIA DANIELE.

    ResponderExcluir