segunda-feira, 1 de maio de 2023

Diplomas inúteis estão criando uma geração de desempregados na Índia

País mais populoso e cuja economia mais cresce vive explosão de pequenas universidades com professores despreparados


Agência O Globo
MERCADO DE TRABALHO


Alexandre Bittencourt
Goiânia, GO

Diplomas inúteis estão criando uma geração de desempregados na Índia
Jovens não conseguem trabalho após concluírem cursos

Os negócios estão crescendo na indústria educacional de US$ 117 bilhões da Índia e novas faculdades surgem a uma velocidade vertiginosa. No entanto, milhares de jovens indianos estão se formando com habilidades limitadas ou desnecessárias, prejudicando a economia em um momento crucial de crescimento. A Índia é a economia que mais cresce no mundo e acaba de se tornar a nação mais populosa, ultrapassando a China.

Desesperados para progredir, alguns deles estão pagando por dois ou três diplomas na esperança de finalmente conseguir um emprego. Eles são atraídos por faculdades que surgem dentro de pequenos prédios ou dentro de lojas em mercados. As rodovias estão repletas de outdoors de instituições que prometem vagas de emprego.

É um estranho paradoxo. Os principais institutos de tecnologia e administração da Índia produziram chefes de negócios globais como Sundar Pichai, da Alphabet (dona do Google), e Satya Nadella, da Microsoft.

Mas no outro extremo do espectro estão milhares de pequenas faculdades particulares que não têm aulas regulares, empregam professores com pouco treinamento, usam currículos desatualizados e não oferecem experiência prática ou colocação profissional, de acordo com mais de duas dezenas de estudantes e especialistas que foram entrevistados pela Bloomberg.


Empresas com dificuldade para contratar

A Índia se tornou o país mais populoso do mundo neste mês, e o governo destaca regularmente os benefícios de ter mais jovens do que qualquer outra nação. No entanto, metade de todos os graduados no país ficarão desempregados no futuro devido a problemas no sistema educacional, de acordo com um estudo da empresa de avaliação de talentos Wheebox.

Muitas empresas dizem que lutam para contratar por causa da qualidade mista da educação. Isso manteve o desemprego elevado, em mais de 7%, embora a Índia seja a principal economia que mais cresce no mundo.

Leia a íntegra em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário