sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Condições econômicas continuam a desafiar os preparadores e auditores, alerta IAASB

A economia mundial continua a experimentar condições difíceis como os efeitos da crise financeira para exemplo, em fluxos de caixa das empresas eo acesso ao crédito, persistem. Volatilidade nos mercados de capitais, e as questões, incluindo a mensuração e a divulgação das exposições à dívida soberana dos países em dificuldades, continuar a criar incerteza.
 
A economia mundial continua a experimentar condições difíceis como os efeitos da crise financeira para exemplo, em fluxos de caixa das empresas eo acesso ao crédito, persistem. Volatilidade nos mercados de capitais, e as questões, incluindo a mensuração e a divulgação das exposições à dívida soberana dos países em dificuldades, continuar a criar incerteza. O impacto destas questões e incerteza tem implicações de grande alcance nos relatórios financeiros que ultrapassam muitas vezes as fronteiras nacionais.

Estas e outras condições econômicas atuais apresentam grandes desafios para a gestão das entidades, os responsáveis pela governança, e auditores no cumprimento das suas responsabilidades, incluindo avaliar a capacidade de uma entidade de prosseguir como uma preocupação constante e fazendo divulgações relevantes nas demonstrações financeiras e, conforme o caso, relatório do auditor.

À luz do ambiente atual, a International Auditing and Assurance Standards Board (IAASB), ligado à Federação Internacional de Contadores (Ifac, da sigla em inglês) lembra aos auditores de suas responsabilidades importantes ao abrigo de normas internacionais de auditoria (ISA) e que a adequação de uso da administração do pressuposto de continuidade é uma questão a ser considerada em cada trabalho de auditoria.

O professor Arnold Schilder, Presidente do IAASB, comentou: "As difíceis condições econômicas dão origem a muitas considerações de auditoria importante, mas nenhuma é mais importante ou mais difícil do que avaliar a avaliação da administração da capacidade de uma entidade de prosseguir como uma preocupação constante e determinar o auditor apropriado relatórios nas circunstâncias.

"Os auditores devem permanecer alerta durante toda a auditoria para a evidência de eventos ou condições que possam lançar dúvidas significativas sobre a capacidade de uma entidade de prosseguir como uma preocupação constante. Nós não podemos forçar bastante a importância do ceticismo profissional e julgamento na avaliação divulgações das demonstrações financeiras e as implicações para o relatório do auditor quando uma incerteza material existe relativas a eventos ou condições que, individual ou coletivamente, pode pôr em dúvida a capacidade da entidade de continuar como um vai preocupação."

O alerta emitido pelo Comitê de Práticas de Auditoria do IAASB,"Audit Considerations in Respect of Going Concern in the Current Economic Environment," destaca questões relevantes para a consideração do pressuposto de continuidade na preparação das demonstrações financeiras. Entre outros assuntos, aborda os fatores relevantes para a avaliação da continuidade; o período de tempo considerado na tomada de uma avaliação da continuidade; divulgação de declarações financeiras; formar uma opinião sobre as demonstrações financeiras e as implicações para o relatório do auditor.

"Embora este Alerta Prática de Auditoria tenha sido lançado no contexto da crise de crédito de 2008-2009, muitos dos assuntos abordados nela são igualmente relevantes hoje. Por exemplo, uma entidade pode estar experimentando um declínio em sua saúde financeira, ou pode ter incertezas materiais decorrentes da exposição direta ou indireta à dívida soberana dos países em dificuldades. Contas são, portanto, encorajados a rever o alerta e, mais importante, os requisitos pertinentes em normas de auditoria ", enfatizou o professor Schilder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário