segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

CONTAGEM REGRESSIVA PARA A EFD-PIS/COFINS

A pouco mais de 20 dias para o início do cronograma de entrega da Escrituração Fiscal Digital do PIS e da COFINS, SESCON-SP reafirma necessidade de cuidados redobrados para a garantia da integridade e consistência das informações prestadas.

A mais nova obrigação acessória atrelada ao Sistema Público de Escrituração Digital - SPED, que tem causado inúmeras dúvidas aos empreendedores brasileiros, começa a ser entregue na segunda semana de março pelas empresas optantes pelo Lucro Real. Em setembro, será a vez das optantes pelo Lucro Presumido.

O presidente do SESCON-SP, José Maria Chapina Alcazar, explica que a EFD-PIS/COFINS trará implicações profundas na administração e gestão das organizações, requerendo mudança de cultura corporativa e cuidados redobrados com a consistência e a integridade dos dados cedidos ao Fisco. "A inteligência fiscal brasileira e suas inúmeras possibilidades de cruzamentos de dados exigem a qualidade total das informações na prestação de contas", destaca o líder setorial, enfatizando que a adoção da contabilidade e de controles internos de gestão são indispensáveis neste novo cenário.

Outro alerta do empresário contábil é sobre a agilidade a essa adaptação, tendo em vista que as empresas do Lucro Real deverão entregar em março as escriturações a partir de janeiro de 2012 e as do Lucro Presumido em setembro, as escriturações a partir de julho de 2012. "São mais de mil campos a serem preenchidos, mês a mês, com total uniformidade e consistência", adverte Chapina Alcazar, lembrando também das altas penalidades relativas ao atraso, omissão ou incorreções de dados da EFD-PIS/COFINS.

O presidente do SESCON-SP ressalta ainda que a Entidade está em contato permanente com a Receita Federal do Brasil repassando as dificuldades enfrentadas pelos contribuintes e em busca de uma melhor forma de adaptação à nova exigência fiscal. "A obrigação é uma realidade sem volta, por isso queremos uma adequação gradual e que não penalize o empreendedorismo brasileiro", finaliza.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário