quarta-feira, 20 de março de 2013

As marcas mais valiosas do varejo brasileiro em 2013

Avaliada em 3,9 bilhões de dólares, Natura lidera ranking da consultoria Interbrand; Hering tem o maior crescimento. Confira as 10 primeiras

O fôlego do consumo

São Paulo - A Natura é a marca mais valiosa do varejo no país, com valor de quase 4 bilhões de dólares, segundo o relatório anual Best Retail Brands 2013 (melhores marcas de varejo), da consultoria internacional de branding Interbrand.

O estudo, divulgado hoje, traz pela primeira vez marcas brasileiras. O ranking prossegue com a Renner, quase oito vezes menor que o primeiro lugar, e avaliada em 500 milhões de dólares. O primeiro lugar mundial é do Walmart, com valor de marca de 141 bilhões de dólares.

Entre os critérios de avaliação, a consultoria observa o monitoramento das necessidades dos consumidores, cultura de resposta eficiente e experiência de marca, entre outros. Clique nas imagens para ver a lista completa das varejistas mais valiosas do país.

1º. Natura - 3,9 bilhões de dólares

Com uma assinatura simples para sua marca ("bem estar bem"), a Natura consolidou-se como referência no setor de cosméticos, apoiada em produtos ligados à sustentabilidade e em sua constante renovação de portfólio. Segundo o relatório, 67% da oferta da empresa foi renovada em 2012.

2º. Renner - 512 milhões de dólares

Com suas 11 marcas privadas de lyfestyle e duas de acessórios e cosméticos, a varejista de moda apurou satisfação com experiência de compra em 96% dos seus 22 milhões de consumidores, segundo o relatório. Para acompanhar a demanda, a companhia expandi-se para 176 lojas ano passado.

3º. Casas Bahia - 382 milhões de dólares

Top of mind na categoria desde 2006, a varejista de móveis e eletrodoméstico colhe os frutos do crescimento do consumo. A marca permanece a maior anunciante publicitária do país, com investimento de 3,5 bihões de reais em 2012.

4º. Lojas Americanas - 361 milhões de dólares

A imagem da companhia protagoniza grandes desafios recentes, como os problemas relatados na entrega dos produtos via e-commerce. A experiência física das lojas também não se destaca da concorrencia, destaca o relatório. A marca tem o desafio de reconquistar a confiança do consumidor e deve apostar num reposicionamento.

5º. Extra - 319 milhões de dólares

A cadeia de supermercados escolheu a estratégia de expandir sua presença através de diferentes formatos e tamanhos de lojas. Muito do seu crescimento recente pode ser conectado ao update em seu posicionamento de imagem, que tem procurado sair do apelo promocional para um território mais emocional - sinal de maturidade, afirma a consultoria.

6º.Hering - 212 milhões de dólares

Uma das marcas mais genuinamente nacionais, a a empresa teve o crescimento mais expressivo do ranking. Com um aumento de valor de marca de 86% no último ano, a Hering também é uma das poucas grandes varejistas que cria, fabrica e vende exclusivamente os seus produtos, destaca a Interbrand.

7º. Pão de Açúcar - 187 milhões de dólares

2012 foi um ano turbulento para o Grupo Pão de Açúcar, e a rede de supermercados homônima recebeu boa dose do impacto. Ainda assim, no que diz respeito à relação com o publico, houve dados marcantes de crescimento - Taeq e Qualitá, marcas próprias, aumentaram vendas em 14% ano passado, afirma o relatório.

8º. Havaianas - 167 milhões de dólares

A marca, que cresceu exportando brasilidade e apostando em variedade de produtos, redefiniu uma categoria e garantiu presença global (agora vendida em mais de 60 países), destaca a Interbrands. De acessório simples à ícone de moda, a empresa viu as vendas de lojas próprias cresceram 35% ano passado, com 249, ao todo, no território nacional.

9º. Pontofrio - 147 milhões de dólares

Ao longo da sua história, a varejista mudou de posição várias vezes, mas agora tenta estabilizar-se no segmento premium. Deixando de lado o slogan "Tudo de melhor pelo melhor preço", em 2012 a companhia finalizou sua reformulação de marca adotando o mote "Viva a inovação".

10º. Magazine Luiza - 136 milhões de dólares

Com seu plano de expansão enérgico, 129 novas lojas nos últimos dois anos, a empresa colhe os frutos da expansão do consumo nacional. A iniciativa da criação de lojas virtuais colaborativas, que permite aos consumidores criarem suas próprias lojas do Magazine Luiza nas redes sociais, ajudou a marca a conquistar espaço no terreno digital, diz a pesquisa.

FONTE: Revista Exame - http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/as-marcas-mais-valiosas-do-varejo-brasileiro?p=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário