segunda-feira, 25 de março de 2013

Exame de Suficiência CRC 2013 / 1 Gabarito Extra-Oficial - Primeira Parcial - Bacharel (Prova dia 24/03/2013)

Segue gabarito parcial extra-oficial. As demais questões serão postadas assim que possível. Estamos abertos a debates em torno das respostas:
 
37 - D
38 - B
39 - A

19 comentários:

  1. Olá, boa tarde, podem mim enviar o resultado parcila ou total de todas as questões, po favor.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. concordo contigo Rodrigues Machado, a questão 38 é alternativa A o item correto.

      Excluir
  3. Fundamentos para ter optado pela resposta (A). Analise por favor.
    De acordo com a NBC PP 01 – Perito Contábil:




    Impedimento legal


    20. O perito-contador nomeado ou escolhido deve se declarar impedido quando não puder exercer suas atividades com imparcialidade e sem qualquer interferência de terceiros, ou ocorrendo pelo menos uma das seguintes situações:
    (c) tiver mantido, nos últimos dois anos, ou mantenha com alguma das partes ou seus procuradores, relação de trabalho como empregado, administrador ou colaborador assalariado

    Obrigado.
    Agleilson Rodrigues Machado

    ResponderExcluir
  4. As questões 37 e 38 batem com a minha. Tem as outras questões?

    ResponderExcluir
  5. as questões 11 e 22 tecnico não batem, alguem achou resultado?

    ResponderExcluir
  6. Trabalho com perícia contábil e a resposta A fala que o perito deve encaminhar petição no prazo legal concordando com sua nomeação. Bem, quando o perito é nomeado ele não precisa encaminhar nenhuma petição ao Juízo para aceitar a nomeação, basta apresentar o seu trabalho no prazo determinado. Porém a imparcialidade é imprescindível e deve-se pensar em suspeição, pois mesmo que já tenha se passado dois anos do fim de seu contrato de trabalho, ele manteve relação com a parte cuidando da contabilidade por vários anos. Se a relação dele com os antigos patrões sempre foi boa ele pode ser suspeito de beneficiar a empresa Z. Se a relação não foi boa, pode ser suspeito de prejudicar a empresa Z, portanto a atitude mais adequada por parte do perito é a representada pela resposta b. Essa questão foi muito mal elaborada em minha opinião já que no enunciado fala-se exclusivamente em impedimento legal e impedimento legal não há como mencionado nos comentários anteriores.

    ResponderExcluir
  7. ola, a questão 38 é (A) pois essa questão foi clara ; tratando apenas de impedimento legal etc... ele não está impedido, poderia ser suspeição. mas não é o caso desta questão.

    ResponderExcluir
  8. Esta pergunta 38 é cabvel de recurso pois as duas alternativas estão corretas A e B

    ResponderExcluir
  9. pergunta 38 é cabivel de recurso pois as duas alternativas estão corretas A e B pois a no enunciado da pergunta deveriam ter colocado se era de acordo com as normas ou com o código.Por fvr entrem com recurso pois muita gente se prejudicou por causa dessa questão e estão dependendo dela para serem aprovados!!

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia. Podem me ajudar a fundamentar o recurso para a questão 38, acredito ser a resposta B a mais coerente.

    ResponderExcluir
  11. Não concordo com a A como correta porque não existe prazo legal para o perito encaminhar ao juízo petição concordando com sua nomeação, o perito apenas retira o processo e entrega o seu trabalho no prazo determinado pelo juízo, não deve encaminhar petição para concordar. Mesmo que ele não tenha impedimento legal o fato de terem colocado como dever encaminhar a petição ao juízo torna a alternativa incorreta.

    ResponderExcluir
  12. RECURSO - Questão 38 - Exame de Suficiência 2013/1 - Gabarito dos Professores - Comentado
    Essa questão desenvolve um assunto sobre causas de Impedimentos e Suspeição. Impedimento está relacionado pelo critério da NBC PP 01 – técnico e o Impedimento Legal (que a referida NBC também versa e o Código de Processo Civil), e por fim sobre a Suspeição que está fundamentada no Código de Processo Civil e na mesma NBC.

    Vale ressaltar, que o impedimento são critérios objetivos que estão figurados nos autos, e a suspeição versa por um critério subjetivo.

    Dessa maneira, essa questão expõe um caso onde um ex-empregado foi nomeado para realizar uma perícia. Assim, é um assunto subjetivo, ou seja, não se apresenta nos autos com objetividade, merecendo ser arguido pelas as partes, ou até mesmo por um pedido de escusa do Perito Nomeado.

    Então vejamos, primeiro ponto é que se refere a um ex – empregado. A NBC PP 01 não se refere a um ex-empregado, mas sim a um empregado, de outra forma o Código de Processo Civil no artigo 135, inciso III versa apenas sobre a suspeição do empregador, não versando sobre o empregado.

    Temos uma questão em “xeque”, pois é uma situação interpretativa.

    Destacamos que impedimento não é, pois nas normas de impedimento figura apenas como órgão de administração ou direção conforme o Código de Processo Civil, ou conforme a NBC PP 01 que versa sobre exercer cargo ou função incompatível com a atividade de perito-contador, em função de impedimentos legais ou estatutários.

    Assim, as letras (A), (C), (D) não são, pois versam sobre o impedimento.

    Restando apenas a letra (B) como correta, pois é a única que versa sobre SUSPEIÇÃO.

    OBS. Primeiramente a norma (NBC e Código de Processo Civil) não versa sobre ex- empregado, e, ainda, o referido Código (lei) não versa sobre a situação do empregado.

    Segue link pra fundamentar recurso: - http://professorescontabeis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Caros colegas, sabe como funciona o critério de validação? As questões que foram anuladas a 24 e 49, já contam como corretas para todos, ou elas deixam de existir? Se sim, ai a prova teria 48 questões validas?
    E as questões que vão para recurso? Quem acertou, pode deixar de te-las como válidas, ou se for acatado o recurso, ficam valendo como corretas a todos os participantes?
    O edital é confuso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As questões que foram anuladas contam como correta para todos, as que vão para recurso, em caso de deferimento, vale como correta para todos, pois a questão será anulada.

      Excluir