segunda-feira, 8 de maio de 2017

E-social - mudança de paradigmas nas rotinas de pessoal

Até pouco tempo atrás a implantação do e-Social ainda estava distante e sem um cronograma realista fechado.

O Comitê Diretivo então estipulou um primeiro cronograma que se iniciaria em setembro de 2016, mas que poucos acreditavam que iria de fato ser mantido (Resolução nº 1/2015).

No entanto, após a publicação da Resolução Comitê Diretivo do eSocial nº 2 de 30/08/2016, não se vislumbram novas prorrogações.

Aqueles que começaram seus projetos internos em suas empresas ou escritórios de contabilidade com certeza estão mais bem preparados do que aqueles que ainda estão na esperança de novas prorrogações.

Mas podemos dizer, sem sombras de dúvidas, que o e-Social é um projeto a ser implantado e é inevitável se tentar fugir dele.

Neste artigo vamos abordar as questões culturais e rotinas internas das entidades que serão impactadas com a implantação do e-Social, citando alguns casos clássicos que ainda se mantêm em algumas entidades, mas que em breve sofrerão impactos grandes no novo cenário de gestão de pessoas.

Também abordaremos as possíveis consequências futuras da implantação do e-Social.

Cuidado com os prazos

A Resolução 2/2016 estabelece as seguintes datas para adoção do e-Social pelas pessoas jurídicas e físicas (não enquadradas no e-Social das domésticas):

 

Leia a íntegra do artigo em:

Portal Contábeis:

http://www.contabeis.com.br/artigos/3901/e-social-mudanca-de-paradigmas-nas-rotinas-de-pessoal/

Nenhum comentário:

Postar um comentário