sexta-feira, 5 de junho de 2020

05/06/2020-Dataprev aperfeiçoa mecanismos de combate à fraude no auxílio emergencial

A Dataprev tem adotado medidas para combater eventuais fraudes no processamento do Auxílio Emergencial. O tema foi um dos destaques da participação do presidente da empresa, Gustavo Canuto, no webinar “Transformação Digital da Gestão Pública” – promovido nesta quinta-feira (4) pela agência de comunicação In Press Oficina.
O executivo também falou do compromisso com os desafios do Governo 4.0, de contribuir cada vez mais para a transformação digital que facilita e agiliza a vida do cidadão brasileiro e, ao mesmo tempo, possibilita uma administração pública mais eficiente e atenta às demandas sociais. “Estamos prontos. Essa é a linha de atuação da Dataprev, assim desenvolvemos nossos produtos e atuamos no nosso dia a dia”, destacou.
De acordo com Canuto, para garantir o rápido e correto pagamento do Auxílio Emergencial, a Dataprev vem aperfeiçoando seus sistemas durante o processo a fim de possibilitar novos cruzamentos para que o benefício chegue de fato a quem precisa. Ele informou a empresa está em fase final de contratação de consultores especializados na principal ferramenta utilizada para o processamento dos dados.
Big Data – Trata-se do SAS, uma solução que é referência mundial em Big Data Analytics. “Estamos procurando aprimorar os nossos mecanismos, o que permitirá cruzamentos mais detalhados e efetivos. Estamos criando uma célula de crise com especialistas dedicados em um tratamento mais profundo dos dados, começando a fazer batimentos adicionais voltados a evitar possíveis fraudes", explicou o presidente que a cada processamento, os procedimentos são aperfeiçoados.
Canuto ainda destacou a magnitude, complexidade e ineditismo do Auxílio Emergencial, ressaltando que mesmo com todas as dificuldades encontradas e o curto prazo para implementação, o benefício já chegou a 113 milhões de pessoas. O número é equivalente à metade da população brasileira, considerando os donos dos CPFs elegíveis e os membros dessas famílias.
Sucesso das soluções – Durante o evento, o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luís Felipe Monteiro, infrmou o papel estratégico da Dataprev na digitalização de serviços públicos. Ele anunciou que 724 serviços (56%) já estão disponíveis ao cidadão no portal Gov.Br, sendo 150 novos inseridos apenas no período de pandemia. Isso representa 146 milhões de horas economizadas em burocracia. “Nossa meta é ter 100% dos serviços oferecidos em canal digital até 2022”, afirmou o secretário.
As soluções desenvolvidas pela Dataprev (Meu INSS e CTPS Digital) estão entre as mais acessadas no Gov.Br. “Queremos ser reconhecidos no futuro como uma empresa de excelência que ajudou o poder público a ser de fato digital, a ser o governo 4.0 que tornou a vida do cidadão mais fácil e ágil, por meio de plataformas tecnológicas seguras e eficazes”, concluiu Gustavo Canuto. O presidente do Serpro, Caio Mário Paes de Andrade, também participou do encontro.

https://portal2.dataprev.gov.br/dataprev-aperfeicoa-mecanismos-de-combate-fraude-no-auxilio-emergencial

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