quarta-feira, 17 de junho de 2020

17/06/2020-SEFAZ/RJ - RIOLOG redesenhado e outros assuntos



Secretário de Fazenda participa de live com empresários dos setores de logística e atacadista



O secretário de Estado de Fazenda, Guilherme Mercês, participou nesta segunda-feira, 15/06, de encontro virtual transmitido pelo YouTube com empresários dos setores atacadista e de logística do estado. Com mediação do jornalista Sidney Rezende, a reunião contou com a presença do presidente da Associação de Atacadistas e Distribuidores do Estado do Rio de Janeiro (Aderj), Joilson Barcelos, e da superintendente Ana Cristina Cerqueira. Além deles, foram também convidados o presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Materiais de Construção do Estado do Rio de Janeiro (Sincomac), Jorge Luiz Morais, e o presidente do Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Estado do Rio de Janeiro (Sindicarga), Francesco Cupello.
O encontro tratou da importância estratégica da cadeia de abastecimento durante e após a pandemia do novo coronavírus. Questionado sobre os planos para o setor, o secretário Guilherme Mercês respondeu que pretende implementar uma visão de finanças públicas. “Temos um desafio muito grande para equilibrar as contas públicas este ano. A gente já estava em dificuldade fiscal há alguns anos e com a pandemia esse quadro se agravou. Eu tenho noção desse desafio financeiro que tenho à frente da secretaria e por isso a gente montou uma equipe técnica forte e capacitada para construir a ponte que o Rio precisa para passar por essa tormenta”, disse
De acordo com o secretário, é importante ter uma “visão ampla da economia” do estado. “Fui economista chefe da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e estudei o estado, conheci todas as atividades produtivas, os setores, as variações regionais, o conhecimento das dificuldades das empresas. Vou aliar uma visão de finanças e ter uma Fazenda que consegue enxergar a economia do Rio e os caminhos necessários para a atividade produtiva do estado voltar a crescer”, afirmou.
Segundo Mercês, será instituída, sem aumento de despesa, uma subsecretaria de política econômica e tributária. A ideia é que tenha a liderança do assessor Rogerio Dias, que tratou sobre o Programa de Fomento ao Comércio Atacadista e centrais de Distribuição do Estado do Rio de Janeiro (Riolog) e esclareceu alguns pontos durante a live. 
Criado em setembro de 2003 por meio da Lei 4.173, o programa foi criado com o objetivo de estimular a instalação de centrais de distribuição de empresas do setor atacadista no Estado do Rio de Janeiro, como também reduzir o ICMS. De acordo com Dias, o Riolog será redesenhado e é muito importante para o setor. “O projeto já foi encaminhado à Alerj e está em discussão”, disse.
O assessor afirmou ainda que a ideia do novo Riolog tem o objetivo de valorizar o mercado consumidor local, favorecendo os que estão no Rio. “A ideia é a criação de um novo regime, o novo Riolog, facilitando as condições de entrada e concedendo uma forma de tributação que dê competitividade com relação aos nossos principais concorrentes como Espírito Santo, Santa Catarina e Goiás” , explicou.
O encerramento foi feito pelo presidente e pela superintendente da Aderj, Joilson Barcelos e Ana Cristina Cerqueira. Eles agradeceram a presença do secretário Guilherme Mercês e do assessor Rogério Dias. “Agradecemos a todos os participantes, esse debate é muito importante”, disse Barcelos. Cerqueira também parabenizou o trabalho da equipe da Sefaz-RJ. “Agradeço a atenção que a Fazenda dá ao nosso setor. Acredito que o nosso estado está mudando e temos pessoas sérias à frente dele. Muito obrigada”, encerrou.
http://www.fazenda.rj.gov.br/sefaz/faces/oracle/webcenter/portalapp/pages/navigation-renderer.jspx?datasource=UCMServer%23dDocName%3AWCC42000008956&galeria=&_afrLoop=11486553384459018&_afrWindowMode=0&_afrWindowId=eu9qdyiek&_adf.ctrl-state=1aci3e4g7r_40

Nenhum comentário:

Postar um comentário