quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Como a Geração Z se prepara para o mercado de trabalho

A chegada da geração X e depois geração Y no mercado de trabalho foi muito repercutida na mídia
 
11/09/2013

Quem nasceu na década de 90 está iniciando sua entrada no mercado de trabalho agora. Assim como a geração X e Y, que tinham como características a pressa em atingir resultados, a geração Z soma a esta pressa a facilidade de aprender coisas novas e fazer conexões rápidas, consequência da naturalidade com que utilizam dispositivos eletrônicos. O diretor de expansão da Evolute, Ademir Santana, explica que essa geração, que representa 45% dos 27.400 matriculados na rede, tem dado preferência a novos métodos de ensino para buscarem uma formação que combine com esta inquietude, agilidade e rapidez

A chegada da geração X e depois geração Y no mercado de trabalho foi muito repercutida na mídia. Agora, as empresas começam a descobrir o perfil de um novo grupo de jovens, a chamada geração Z, que já começa a influenciar nos modelos de gestão futuramente.

Como é a Geração Z?

A letra "z" vem do termo zapear, seja pelos canais da tv, pelos sites na internet, buscando músicas no celular. Os jovens que nasceram a partir da década de 90 tem essa capacidade multifuncional, apresentando maior facilidade de realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo. Características como o imediatismo e a autonomia, marcam o perfil de uma geração que tem tudo ao seu alcance e um vínculo muito forte com a internet.

Como unir essas características aos meios de aprendizado?

Essa inquietude cria jovens que esperam uma forma de aprendizado parecida com o seu cotidiano – veloz, tecnológica, eficiente e onde ele possa ter autonomia. A partir dessas características é possível fazer um paralelo com algumas metodologias de ensino presentes no mercado, como a dos cursos técnicos e profissionalizantes.

De curta duração e focados mais na prática do que na teoria, esses cursos são conhecidos por irem "direto ao ponto". Segundo a Evolute Cursos profissionalizantes – rede com 80 unidades espalhadas pelas cinco regiões do país – cerca de 45% do total de matriculados em toda a rede são da jovens entre 13 e 23 anos.

"Essa geração já nasceu em um mundo facilitado e moldado pela tecnologia, o que a torna natural e até essencial na rotina desses jovens", diz o diretor de expansão da Evolute, Ademir Santana. "Eles buscam meios mais rápidos de aprender e esse imediatismo gera profissionais dinâmicos. Entender estas características será e essencial para as empresas que irão contratá-los futuramente", finaliza o diretor.

Jovem de 19 anos terá três especializações em apenas quatro anos

Robert Vinicios, de 19 anos, já tem no currículo um curso completo de Inglês e está na reta final do curso de Web Design, ambos através do ensino profissionalizante. Para ele a dinâmica do curso é muito melhor comparada à sala de aulas tradicionais. "Muitas vezes na sala de aula convencional você não sente liberdade para pedir que o professor retome o conteúdo, caso não tenha entendido. No curso, você mesmo vai atrás e aprende cada matéria de acordo com o seu ritmo, que algumas vezes pode ser mais rápido e outras mais devagar", explica o estudante.

Robert pretende iniciar o curso de Programador Profissional quando terminar o de Web Design, ou seja, em aproximadamente quatro anos, já terá três especializações que são essenciais dentro da carreira de desenvolvedor de sites, a qual o jovem pretende atuar futuramente. "Terei aprendido toda a parte prática que a profissão exige, e é isso que as empresas realmente procuram", finaliza o jovem.

- Evolute Cursos Profissionalizantes - www.evolutecursos.com.br/

 

Fonte: Incorporativa - http://www.incorporativa.com.br/mostranews.php?id=10692

Nenhum comentário:

Postar um comentário