terça-feira, 3 de setembro de 2013

Implantação do eSocial poderá ser escalonada

São Paulo, 03 de agosto de 2013

Implantação do eSocial poderá ser escalonada

Cerca de 700 pessoas de forma presencial e mais de 800 por acesso remoto acompanharam a "1ª Conferência eSocial", realizada pela Thomson Reuters em parceria com a FENACON, o SESCON-SP e a Deloitte na última quinta-feira, 29 de agosto, em São Paulo.

Durante o evento, o coordenador de Sistemas da Atividade Fiscal da Receita Federal do Brasil, Daniel Belmiro, acenou com a possibilidade de escalonamento de datas na implantação do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, batizado como eSocial, que deve iniciar em janeiro de 2014 e ser finalizado em janeiro de 2015. Entre os benefícios do mais novo braço do SPED, Daniel destacou a garantia dos direitos trabalhistas e previdenciários, a simplificação do cumprimento de obrigações principais e acessórias, redução de custos e da informalidade, aprimoramento da qualidade das informações e aumento da arrecadação com a diminuição da inadimplência, de erros e de fraudes.

Alberto GutierrezIrineu Thomé e Sérgio Approbato Machado Jr.

Na abertura do evento, o presidente da Thomson Reuters Brasil, Alberto Gutierrez, deu boas-vindas a todos, contou sobre a trajetória da empresa e sobre a sua atuação. Em seguida, o vice-presidente Institucional da FENACON, Irineu Thomé, falou da relevância do debate sobre o eSocial e a participação do segmento contábil no processo. Já o presidente do SESCON-SP, Sérgio Approbato Machado Júnior, ressaltou o aspecto da transparência do projeto, mas também pontuou as dificuldades de adaptação, tendo em vista as grandes diferenças culturais e sociais do País.

Irineu Thomé ressalta o avanço da relação fisco-contribuinte com o e-Social. Confira o vídeo

Sérgio Approbato destaca a parceria com a Thomson Reuters e a FENACON para divulgação do e-Social e sobre os impactos do e-Social

Marcos BregantinDaniel Belmiro

A palestra "Discutindo Novos Desafios" foi conduzida pelo diretor da Unidade de T&A Software Thomson Reuters, Marcos Bregantin, que destacou algumas necessidades das empresas para a implantação do SPED Social, como o comprometimento da alta gestão, a equalização dos conflitos de papéis, a manutenção do compliance, entre outras.

Saiba mais em vídeo com Marcos Bregantim

A conferência também foi composta por um debate com o vice-presidente do SESCON-SP, Márcio Shimomoto; com as representantes das empresas participantes do projeto piloto do eSocial: Claro e General Motors, Alessandra Heloise Vieira e Ana Niemeyer; com a sócia da Deloitte, Angela Castro; e o consultor da Thomson Reuters, Carlos Alberto Nascimento.



Veja o vídeo em que Márcio Shimomoto fala dos impactos do eSocial

Alessandra Viera e Ana Niemeyer, da Claro e da GM, contam as experiências das empresas no projeto-piloto do SPED Social


Fonte: Assessoria de Imprensa SESCON-SP


Nenhum comentário:

Postar um comentário