sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Ex Deloitte e KPMG assume Subsecretaria de Integridade e Gestão de Riscos RJ

Sefaz-RJ terá nova Subsecretaria de Integridade e Gestão de Riscos

Vitor Meirelles vai assumir o setor responsável pelo controle interno da pasta

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) está modernizando a sua estrutura. A Subsecretaria de Controle Interno passa a ser a Subsecretaria de Integridade e Gestão de Riscos, que será comandada por Vitor Meirelles. A finalidade da mudança é no sentido de reforçar a atuação da área para a promoção da integridade (Compliance) e desenvolver uma cultura de gerenciamento de riscos.

Na Sefaz-RJ desde agosto de 2020, Meirelles deixará a chefia do Departamento Geral de Administração e Finanças (DGAF) para assumir o novo cargo. "Queremos trazer boas práticas de mercado para o Estado do Rio, principalmente em relação à auditoria interna e à gestão de risco, imprimindo um viés de integridade corporativa", afirma Meirelles.

Permanecerão sob a responsabilidade da Subsecretaria de Integridade e Gestão de Riscos as Unidades de Controle Interno (Auditoria) e Ouvidoria. A Unidade de Corregedoria Interna ficará subordinada ao titular da Pasta. Ainda de acordo com o futuro subsecretário, um dos objetivos é mudar o estigma punitivo que acompanha a área.

"Precisamos mostrar para todos que vestimos a mesma camisa, fazer o trabalho em conjunto. A gente tem que ser parte da solução, não apenas corrigindo problemas, mas também ajudando a tornar os processos mais eficazes e robustos", acrescenta o novo subsecretário.

Vitor Meirelles tem larga experiência em empresas de auditoria externa, como Deloitte e KPMG, atuando em auditorias de demonstrações financeiras de clientes como BNDES e Eletros. Também trabalhou como auditor interno na Vale, e foi responsável pela reestruturação da Auditoria Interna da Firjan, bem como pela implantação da área de Gestão de Riscos nessa instituição.

Meirelles acredita que a sua experiência à frente do DGAF será de grande importância para desenvolver a nova função. "É uma área transversal, que permite conhecer os mais diversos processos da Secretaria", conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário