segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Portugal - Primeiro-Ministro deixa mensagem de ânimo e de estímulo do Governo na maior feira de têxtil mundial

 
2011-01-12
 

«É mais importante do que nunca os empresários portugueses não baixarem os braços e reagirem ao pessimismo que nos entra todos os dias pela porta dentro», afirmou o Primeiro-Ministro aos empresários portugueses dos têxteis-lar presentes na maior feira mundial do sector na Alemanha, deixando «uma mensagem de ânimo e estímulo do Governo». José Sócrates recordou que este sector ultrapassou as crises geradas pela globalização, que se reestruturou e modernizou e está «está de volta para servir a economia nacional e o País», ao aumentar os seus níveis de exportação nos segmentos sofisticados do mercado internacional. O conjunto das exportações portuguesas, que teve uma queda de 18% em 2009, cresceu 15% em 2010, em plena crise económica e financeira, estando a ser o motor da recuperação económica.

O sector têxteis-lar deverá registar um crescimento de 6%, que deverá manter-se em 2011, segundo as encomendas já feitas, segundo foi divulgado pela Associação dos Têxteis e Vestuário de Portugal na feira Heimtextil, que se realiza em Frankfurt, e na qual este ano estiveram representadas 56 empresas portuguesas. A feira conta com 2500 exportadores de 60 países e 70 mil visitantes profissionais. Álem disto, a Alemanha é o terceiro maior cliente de têxteis portugueses, a seguir à Espanha e à França, sendo que em 2009, as exportações de têxteis portugueses para aquele país atingiram quase 381 milhões de euros, o que representa 9,3% de todos os artigos exportados para a Alemanha, no valor total de cerca de 4 mil milhões de euros.

A deslocação do PM à Alemanha enquadra-se numa ofensiva destinada a incentivar as exportações e internacionalização das empresas portuguesas através da presença em feiras internacionais ou juntos de grupos de países que constituem mercados com interesse para a indústria, os serviços e o comércio português, uma vez que a dinamização das exportações é fulcral para a recuperação da economia nacional.

FONTE: Governo de Portugal - http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/PrimeiroMinistro/Noticias/Pages/20110112_PM_Not_Textil.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário