quinta-feira, 12 de julho de 2012

EFD Social-Poucas empresas estão preparadas para nova exigência do Fisco

 Poucos empresários estão se preparando para a Escrituração Fiscal Digital (EFD) Social ou SPED Folha, como é mais conhecido, a mais nova exigência do Fisco, que deve ser implantada em janeiro do próximo ano, se o cronograma for mantido.
A avaliação é de Marcelo Odetto Esquiante, presidente do Sescap (Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoria, Perícias e Contabilidade) de Londrina (PR).
Segundo ele, as equipes precisam de treinamento e as empresas têm de usar esse prazo para rever os procedimentos adotados na rotina da área de RH para fornecer as informações solicitadas pelo SPED Folha. "Para isso, é necessário tempo e já estamos no segundo semestre do ano", alerta.
O SPED Folha vai detalhar as informações da folha de pagamento de todas as empresas, incluindo todos os pagamentos necessários à Previdência Social e independente do porte ou faturamento, abrangendo também as informações do Livro de Registro de empregados.
Os dados da Folha Digitalizada e Registro de Empregados serão armazenados em um cadastro único, e compartilhados por várias entidades do governo: Receita Federal, Ministério do Trabalho, Previdência Social e Justiça do Trabalho.
Na avaliação de Esquiante, as empresas terão que ser mais ágeis no levantamento e fornecimento de informações que será mensal. Outros requisitos são investimentos em novos equipamentos e, possivelmente, contratação de mais profissionais, além de consultoria.
Para o presidente do Sescap, o custo deste investimento é uma das principais razões pelas quais os empresários têm adiado o início dos preparativos.
Mesmo assim, ele acredita que, se o governo cumprir a promessa reduzir as obrigações acessórias, o resultado será positivo para as empresas. Com o SPED Folha, vários arquivos mensais e anuais, que são obrigatórios hoje, deixariam de existir.
Uma das possibilidades que o SPED Folha traz é o fim do número do PIS, que passaria a ser acessado através do próprio número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário