sexta-feira, 18 de maio de 2012

Comerciantes afetados pela cheia no Amazonas terão até 60 dias para pagar ICMS

Benefício será concedido pelo Governo do Estado aos lojistas de Manaus que amargam prejuízo

Manaus, 17 de Maio de 2012

 

Trecho da Eduardo Ribeiro recebeu pontes metálicas, para locomoção de pedestres (Luiz Vaconcelos)

O governador do Amazonas, Omar Aziz, anunciou, nesta quarta-feira (16), em almoço com os lojistas, que comerciantes da capital afetados pela cheia do rio Negro terão até 60 dias para pagar o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS). O benefício foi concedido recentemente aos comerciantes do interior. Fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) irão cadastrar os lojistas de Manaus a partir da próxima semana.

O almoço reuniu comerciantes e representantes da indústria, na nova instalação da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus), na Zona Centro-Sul. O presidente da CDLM, Ralph Assayag, aproveitou para dizer que as vendas do comércio no período do Dia das Mães cresceu 4,1% em relação ao mesmo período em 2011.

"Tenho acompanhando a situação dos lojistas da região da Manaus Moderna e vamos estender a eles também o beneficio de prorrogar o prazo para recolhermos o ICMS dos afetados pela cheia", disse Omar Aziz, acrescentando que não é possível isentar os lojistas, mas que a Sefaz fará de tudo para auxiliá-los nesse momento difícil por que passam em função da cheia.

De acordo com a CDLM, 140 lojistas instalados na Manaus Moderna foram afetados pela cheia e 40 fecharam as portas. Na tarde desta quarta (16), o secretário executivo do Fisco estadual, Juarez Tridapalli, disse que nesta quinta (17) o governador assina o decreto referente à prorrogação do pagamento do ICMS e que a partir da próxima semana, fiscais da Sefaz, irão visitar os lojistas na Manaus Moderna para catalogá-los.

De acordo com a Sefaz, o imposto que seria recolhido referente aos meses de maio e junho, poderão ser pagados em agosto, sem correção, juros e multa.

Polo Duas Rodas


O governador se mostrou preocupado também com o Polo de Duas Rodas. "Estamos com dezenas de motos estocadas por que os bancos não aprovam financiamento. Isso pode quebrar as pequenas fábricas. Não adianta o governo reduzir juros se os bancos não financiarem".

Mesmo os bancos tendo autonomia própria, Omar, disse que pedirá ao Governo Federal que estas instituições voltem a aprovar financiamento.

 FONTE: A Crítica - http://acritica.uol.com.br/noticias/Comerciantes-afetados-Amazonas-pagar-ICMS-Manaus-Amazonas-Amazonia_0_701929807.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário