Os melhores gerentes têm um diferente entendimento do espaço de trabalho, da empresa e da dinâmica de um time. Veja o que eles acertam com esse pensamento.
1) Negócio são um ecossistema, não um campo de batalha
Chefes comuns enxergam os negócios como um conflito entre empresas, departamentos e grupos. Eles procuram formar exércitos para comandar, demonizam concorrentes, chamando-os de "inimigos" e tratam os clientes como um território a ser conquistado.
Chefes extraordinários enxergam os negócios como uma simbiose, em que quanto mais diversificada a firma é, mais chances ela tem de sobreviver e conquistar o sucesso. Naturalmente, eles criam times que se adaptam rapidamente a novos mercados e que conseguem formar parcerias com outras empresas, clientes e até mesmo concorrentes.
2) Uma empresa é uma comunidade, não uma máquina
Chefes comuns consideram sua empresa uma máquina e seus empregados, engrenagens. Eles criam estruturas rígidas com regras igualmente severas para tentar manter o controle.
Chefes extraordinários enxergam sua empresa como um conjunto de esperanças e sonhos individuais, todos conectados por um propósito maior. Eles incentivam seus funcionários a se dedicarem a seus desejos e, posteriormente, aos da comunidade e da empresa, por extensão.
3) Gerenciamento é serviço, não controle
Chefes comuns querem que seus funcionários façam exatamente o que as pessoas mandam eles fazerem. Eles estão atentos a qualquer indício de insubordinação e criam um ambiente onde a iniciativa de cada um é esmagada pela obrigação de obedecer ao chefe em todos os momentos.
Chefes extraordinários traçam um panorama geral e depois se comprometem a conseguir os recursos necessários aos seus funcionários para que eles consigam cumprir as tarefas. A decisão não é tomada só pelas pessoas que comandam a empresa e cada time faz suas próprias regras. O chefe só intervém em casos de emergência.
4) Meus empregados são meus companheiros, não meus filhos
Chefes comuns veem seus funcionários como pessoas inferiores e imaturas que simplesmente não podem receber a confiança de ninguém se não estiverem sob supervisão.
Chefes extraordinários tratam os funcionários como se cada um deles fosse a pessoa mais importante da empresa. Como resultado, os empregados de qualquer nível cuidam de si mesmos.
5) A motivação vem da visão, não do medo
Chefes comuns enxergam o medo – de ser demitido, do ridículo, da perda de privilégios – como uma estratégia crucial para motivar pessoas. Assim, empregados e gerentes ficam paralisados e são incapazes de correr riscos.
Chefes extraordinários inspiram pessoas a verem um futuro melhor e como elas farão parte disso. Funcionários trabalham mais porque eles acreditam nos objetivos da empresa, realmente apreciam o que estão fazendo e (obviamente) terão participação nas recompensas.
6) Mudança significa crescimento, não retrocesso
Chefes comuns enxergam a mudança como uma ameaça, algo a ser encarado apenas quando a empresa já está à beira do desespero.
Chefes extraordinários veem a mudança como uma parte inevitável da vida. Eles não valorizam a mudança por si mesma, mas sabem que o sucesso só é possível se os funcionários e a empresa aceitarem novas ideias e novas maneiras de fazer negócio.
7) A tecnologia é oferece fortalecimento, não automação
Chefes comuns aderem à visão de que a tecnologia é um meio de aumentar o controle e tornar os acontecimentos mais previsíveis. Eles instalam sistemas que desumanizam e antagonizam funcionários.
Chefes extraordinários enxergam a tecnologia como um modo de libertar as pessoas para serem criativas e construir melhores relacionamentos. Eles adaptam os sistemas para ferramentas como smatphones e tablets, que as pessoas realmente querem usar.
8) O trabalho deve ser diversão, não meramente labuta
Chefes comuns partilham da ideia de que o trabalho é um mal necessário. Eles esperam que os funcionários não gostem de seus trabalhos e portanto devem ser opressores, quanto seus empregados são vítimas. Todos acabam seguindo esse pensamento.
Chefes extraordinários veem o trabalho como algo que deve ser agradável, e, assim, acreditam que a coisa mais importante para o gerente é, na medida do possível, distribuir as pessoas em trabalhos que as façam felizes.
FONTE: Jornal do Empreendedor - http://www.jornaldoempreendedor.com.br/destaques/seja-um-chefe-extraordinario-com-a-ajuda-dessas-8-dicas
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