terça-feira, 24 de abril de 2012

Governador anuncia redução do ICMS ao setor calçadista

Redução vinha sendo pleiteada há tempos e agora o imposto será reduzido de 12% para 7%

 
Rene Moreira, especial para O Estado de S. Paulo

FRANCA - O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, esteve em Franca nesta segunda-feira, 23, para assinar o decreto de redução do ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - para o setor calçadista paulista. A redução vinha sendo pleiteada há tempos e agora o imposto será reduzido de 12% para 7%.

A desoneração favorecerá 2.457 empresas calçadistas que mantêm cerca de 54 mil empregados em todo o Estado. Entre os principais polos de produção de calçados em São Paulo estão as cidades de Franca, Jaú e Birigui. Os empresários reclamam dos problemas que vêm sofrendo com a concorrência entre os estados, uma vez que alguns possuem o ICMS em 3%.

Para José Carlos Brigagão do Couto, presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Franca, a medida tomada pelo governo paulista irá promover um novo fôlego para a indústria. "Não temos dúvida de que essa medida é um estimulo muito forte a geração de emprego, aumento de produtividade e investimento, sem contar no aumento da competitividade do setor que sofre com uma concorrência desleal também no exterior".

A medida assinada vale para indústrias de artigos de couro, sapatos, bolsas, cintos, carteiras e acessórios fornecidos a contribuintes localizados no Estado. Em março do ano passado o governo já havia prorrogado a redução da base de cálculo do ICMS para os fabricantes de produtos de couro, diminuindo o recolhimento do imposto de 18% para equivalente a 12%, valor anterior ao da carga atual.

A desoneração tributária vale também para as mercadorias produzidas sob encomenda nos casos em que o comprador for o responsável pelo fornecimento dos insumos, desde que seja detentor da marca sob a qual o produto será comercializado. Também vale se ele estiver credenciado junto à Secretaria da Fazenda nas demais hipóteses de terceirização parcial ou integral da produção.

Atacadistas

A desoneração foi estendida também aos atacadistas de produtos de couro, que contarão com redução da carga tributária de 18% para 12%. O benefício diminui o desembolso dos contribuintes que ganham folga de capital de giro nas operações com seus fornecedores paulistas.

Durante visita à região de Franca o governador descerrou as placas de entrega de duas obras que já haviam sido inauguradas há tempos. Geraldo Alckmin frustrou, porém, as expectativas de diretores de hospitais da região que pretendiam reivindicar recursos para a saúde pública, alvo constantes de reclamações por parte da população.


FONTE: O Estado de São Paulo - http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,governador-anuncia-reducao-do-icms-ao-setor-calcadista,110146,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário