quarta-feira, 18 de abril de 2012

Normas de Auditoria, Elementos das Demonstrações Contábeis foram temas do terceiro dia de curso para jornalistas do Valor Econômico

O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira
 
Normas de Auditoria, Elementos das Demonstrações foram temas do curso promovido pelo Ibracon-Instituto dos Auditores Independentes do Brasil aos jornalistas da redação do Valor Econômico, no dia 5 de abril em São Paulo. O treinamento foi ministrador por Andréa Figueira e Ezequiel Litvac, sócios da Ernst & Young Terco. Carlos Alberto de Sousa, diretor de Desenvolvimento Profissional da nacional do Ibracon esteve presente e representou a Diretoria Nacional do Ibracon.

Primeira instrutora, Andrea Figueira, apresentou as principais normas de auditoria, demonstrando os conceitos básicos adotados em uma auditoria, desde a independência até o planejamento e realização, e, principalmente, apresentação do relatório de auditoria e comentários sobre suas características.

Além disso, foi comentado sobre as peças das demonstrações contábeis (balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, demonstração das mutações do patrimônio líquido, demonstração do fluxo de caixa e demonstração do valor adicionado) e seus principais conceitos.

Segundo instrutor da manhã, Ezequiel Litvac, o treinamento abordou os conceitos e fundamentos necessários para a definição dos elementos das demonstrações financeiras (Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Demonstrações dos Fluxos de Caixa, etc.), seu reconhecimento e mensuração, bem como, a capacidade de geração de fluxos de caixa ou equivalentes através da realização dos benefícios econômicos atrelados a estes elementos.

Os jornalistas interagiram durante o treinamento fazendo perguntas aos instrutores sobre os temas abordados.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário