quarta-feira, 31 de julho de 2013

Armazenamento de arquivos XML de Notas Fiscais Eletrônicas

Videira - A Câmara de Dirigentes Lojistas de Videira (CDL), reúne no próximo dia 6 de agosto, as 19h30, no auditório Mauro Cesar Pasqual, associados e contadores para uma palestra explicativa e informativa sobre o sistema de armazenagem e validação automática de Notas Fiscais Eletrônicas.

Segundo o presidente da CDl – Evandro Colle, o encontro deverá reunir todos os associados que emitem ou recebem Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) e Conhecimento de Transporte eletrônico (CTe) que serão alertados sobre os riscos relacionados a multas e transtornos fiscais e jurídicos aos quais estarão sujeitos ao não guardarem e validarem corretamente os arquivos digitais provenientes destes documentos.

De acordo com a legislação vigente, todos os arquivos XML provenientes da emissão ou recebimento de notas Fiscais Eletrônicas devem ser armazenados de forma a estar á disposição de auditoria fiscal sempre que solicitados, sob pena de notificação e multa, devendo ainda ser validados para confirmar sua autenticidade junto à Sefaz(Secretaria da Fazenda). Da mesma forma, como era com os antigos blocos de notas fiscais, o arquivo eletrônico da NFe, chamado XML, deve, obrigatoriamente, ser guardado pelo período de 5 anos o ano corrente de acordo com a lei 10.29, de dezembro de 1996.

Durante a reunião do próximo dia 6, representantes da FCDL e do SPC – Serviço de Proteção ao Crédito de Santa Catariana, também apresentarão aos participantes o Programa XML-SPC , cujo sistema foi negociado pela FCDL para ser fornecido aos lojistas catarinenses para facilitar a adequação a lei que determina a armazenagem e validação automática de Notas Fiscais Eletrônicas. De acordo com a FCDL, o XML-SPC é uma ferramenta on-line de baixo custo e que oferece toda a praticidade e segurança, permitindo inclusive o recebimento de mercadoria através do Danfe – Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. Desta forma, mesmo que o fornecedor ainda não tenha enviado o XML o destinatário poderá verificar a autenticidade da NF-e e receber a mercadoria com tranquilidade e segurança certo de que não se trata de uma nota fria, fraudada ou cancelada.

O XML-SPC pode ser aplicado em empresas que recebem poucas NF-es e nas que apresentam grande fluxo de entradas de XML. É também o único sistema que, além de realizar backup e replicação em servidores localizados em mais de 7 países, também mantém uma cópia segura de todos os XMLs dos associados que utilizarem a solução, no datacenter do SPC/SC.

Silvia Palma
ai/CDL/UNO
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário