quarta-feira, 26 de junho de 2013

Rede Walmart passa a emitir Nota Fiscal Eletrônica

O Walmart Brasil emitiu, nesta quarta-feira (26), a primeira Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) de uma rede de supermercados no País. Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), com o novo sistema, as informações fiscais vão direto para a Sefaz, e o cliente pode receber o documento fiscal por e-mail ou acessando o site da Fazenda, dispensando o papel.

A emissão da nota eletrônica pelo setor varejista nas vendas ao consumidor final substitui a utilização de equipamento dedicado exclusivamente a esse fim. Ao fazer uma compra, o consumidor receberá uma nota fiscal eletrônica, contendo chave de acesso com dígitos, a qual pode ser consultada no site da Sefaz.

"É mais um serviço que disponibilizamos para as empresas. Vai trazer economia e racionalização de processos", disse o secretário da Fazenda, Odir Tonollier, durante evento na sede do Maxxi Atacado, na av. Assis Brasil, em Porto Alegre. Segundo Tonollier, a Sefaz começou a implantar o sistema pelas grandes redes para dar maior visibilidade e servir de estímulos aos demais comerciantes.

O diretor de relações institucionais do Walmart Brasil, Carlos Ely, destaca que a simplificação dos processos fiscais é uma das principais reivindicações do comércio brasileiro. "Primeiro, você acaba com a informalidade porque é um cupom instantâneo. Segundo, ele te dá mais velocidade nas transações, pois elas são online", destacou.

Eduardo Cidade, gerente de Relações Institucionais do grupo no Rio Grande do Sul, afirma que, assim que o projeto piloto da loja Maxxi Atacados for finalizado, será implantado nas outras 11 lojas do Estado. Após, o grupo Walmart deverá seguir o mesmo caminho.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário