sábado, 28 de janeiro de 2012

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O EXAME UNIFORME PARA CPA E A CERTIFICAÇÃO DE CPA – INFORMAÇÕES GERAIS

 

1. Como faço para me tornar um CPA dos EUA?

Para tornar-se um Contador Público Certificado dos EUA, você deve primeiramente satisfazer as exigências de habilitação em uma das 55 jurisdições contábeis dos EUA e apresentar um requerimento de certificação. Uma vez aceito o seu requerimento, você poderá prestar o Exame Uniforme para CPA (Exame para CPA). Após ser aprovado no Exame para CPA e ter satisfeito todas as exigências de habilitação em sua jurisdição, você poderá requerer uma licença que o autorizará a usar a designação de CPA.

2. O que é o Exame Uniforme para CPA?

O Exame Uniforme para CPA é o exame que se deve ser aprovado para se habilitar à certificação como Contador Público Certificado dos EUA (

Certified Public Accountant – CPA) em qualquer das 55 jurisdições (os 50 Estados, o Distrito de Columbia, Porto Rico, as Ilhas Virgens Americanas, Guam e a Comunidade das Ilhas Marianas do Norte).

O Exame Uniforme para CPA é um dos requisitos para a certificação como CPA dos EUA. Conseqüentemente, ser aprovado no Exame não é por si só, suficiente para satisfazer as exigências de certificação.

As exigências de certificação variam de jurisdição para jurisdição e são descritas nos

websites de todos os Conselhos de Contabilidade. Uma lista dos websites dos Conselhos de Contabilidade dos EUA encontra-se disponível no Website da NASBA www.nasba.org.

3. Qual é o objetivo do Exame Uniforme para CPA?

O Exame para CPA garante que aqueles que ingressem na profissão contábil nos EUA como CPAs tenham os conhecimentos e habilidades básicos necessários para proteger o interesse público.

GUIA DE ORIENTAÇÃO Página 5 de 11

4. Quem é responsável pelo Exame Uniforme para CPA?

O Exame Uniforme para CPA é aplicado em nome dos Conselhos de Contabilidade que têm a autoridade de licenciamento em última instância nos Estados Unidos. O Exame é oferecido em conjunto por três organizações: NASBA (

The National Association of State Boards of Accountancy – Associação Nacional de Conselhos Estaduais de Contabilidade), AICPA (American Institute of Certified Public Accountants – Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados) e Prometric. O AICPA é responsável por desenvolver e avaliar o Exame, a NASBA é responsável pelo Banco de Dados Nacional de Candidatos e a Prometric é responsável pela entrega do exame nos centros de avaliação autorizados.

5. Onde é aplicado o Exame Uniforme para CPA?

O Exame é oferecido em centros de avaliação autorizados, localizados em todas as 54 jurisdições dos EUA (o Exame ainda não é oferecido na 55ª jurisdição, a Comunidade das Ilhas Marianas do Norte), e em localidades internacionais seletas, inclusive o Brasil. Cidadãos e residentes de longa data do Brasil, Argentina, Venezuela e Colômbia podem prestar o Exame no Brasil.

O Exame para CPA é administrado somente em centros seguros da Prometric. Uma lista dos centros de avaliação da Prometric no Brasil encontra-se disponível no

website da Prometric.

Para maiores informações sobre a aplicação do Exame para CPA fora dos EUA, consultar as Perguntas Frequentes do Exame Internacional para CPA.

6. Quais são as exigências para prestar o Exame?

As exigências para o Exame variam de uma jurisdição para outra. Para encontrar as exigências de certificação para sua jurisdição, queira consultar a lista dos

websites dos Conselhos de Contabilidade dos EUA no website da NASBA. GUIA DE ORIENTAÇÃO Página 6 de 11

7. O Exame se encontra disponível em outro idioma além do inglês?

Não. O Exame é oferecido somente em inglês.

8. Quando é aplicado o Exame Uniforme para CPA?

Os Exames para CPA no Brasil são aplicados no segundo mês de cada trimestre (fevereiro, maio, agosto e novembro). Para maiores informações, queira consultar as Perguntas Frequentes do Exame Internacional para CPA.

9. Quais são as partes que compõem o Exame Uniforme para CPA?

O Exame Uniforme para CPA consiste em quatro seções:

Auditoria e Certificação (AUD):

Esta seção cobre o conhecimento de procedimentos de auditoria, de normas de auditoria geralmente aceitas e de outras normas relativas a projetos de certificação, ética e as habilidades necessárias para a aplicação desse conhecimento.

Ambiente e Conceitos de Negócios (BEC):

Esta seção cobre o conhecimento de ambiente de negócios e conceitos de negócios gerais que os candidatos precisam conhecer para compreender as razões comerciais subjacentes às transações comerciais e as implicações contábeis dessas transações, bem como as habilidades necessárias para a aplicação desse conhecimento.

Contabilidade Financeira e Prestação de Informações Financeiras (FAR):

Esta seção cobre o conhecimento de princípios contábeis geralmente aceitos para empresas comerciais, organizações sem fins lucrativos e entidades governamentais e as habilidades necessárias para a aplicação desse conhecimento.

Regulação (REG):

Esta seção cobre o conhecimento de tributação federal, ética na prática tributária, responsabilidades profissionais e legais e direito comercial e as habilidades necessárias para a aplicação desse conhecimento.

GUIA DE ORIENTAÇÃO

Página 7 de 11

10. Qual é o tempo atribuído a cada seção?

O tempo de exame atribuído a cada seção é o seguinte:

Seção

Tempo

Auditoria e Certificação (AUD)

4 horas

Contabilidade Financeira e Prestação de Informações Financeiras (FAR)

4 horas

Regulação (REG)

3 horas

Ambiente e Conceitos de Negócios (BEC)

3 horas

Total: 14 horas

 

11. As quatro seções do Exame precisam ser prestadas ao mesmo tempo?

Não. Via de regra, os Conselhos de Contabilidade permitem que os candidatos habilitados prestem quaisquer seções do Exame em qualquer janela de avaliação e em qualquer ordem que desejarem. Contudo, os candidatos não podem prestar uma determinada seção duas vezes na mesma janela de avaliação. Os candidatos devem verificar as exigências de seu conselho para determinar as regras exatas que se aplicarão a eles.

12. Há um prazo limite para a aprovação nas quatro seções do Exame?

Essas exigências são determinadas pelos Conselhos de Contabilidade. Aprovado o candidato em uma seção do Exame, a maioria dos conselhos concede 18 meses para a aprovação nas três seções restantes. Os candidatos devem consultar as exigências de seus conselhos para determinar as regras que se aplicarão a eles.

13. Qual é a matéria coberta pelo Exame?

O Resumo de Especificação de Conteúdo do Exame Uniforme para CPA (

Uniform CPA Examination Content Specifications Outline) fornece informações sobre os tópicos cobertos em cada seção do Exame para CPA. A versão mais atual dos Resumos de GUIA DE ORIENTAÇÃO Página 8 de 11

Especificação de Conteúdo (

Content Specification Outlines – CSOs) encontra-se disponível no website do Exame para CPA.

14. Que tipos de questões são incluídos no Exame?

O Exame é composto de grupos de testes – conjuntos de 24 ou 30 questões de múltipla escolha – ou estudos de caso condensados, conhecidos como simulações baseadas em tarefas (

task-based simulations - TBS). Auditoria e Certificação (AUD) e Contabilidade Financeira e Prestação de Informações Financeiras (FAR) consistem em três grupos de testes de múltipla escolha e um único grupo de testes de simulação com sete simulações baseadas em tarefas. Regulação (REG) consiste em três grupos de testes de múltipla escolha e um único grupo de testes de simulação com seis simulações baseadas em tarefas. Ambiente e Conceitos de Negócios (BEC) consiste em três grupos de testes de múltipla escolha e um único grupo de testes de simulação com três tarefas de comunicação escrita.

15. Qual é o aspecto o Exame? Como ele funciona?

A Amostra de Teste e Tutorial do Exame para CPA contida no

website do Exame para CPA oferece uma introdução ao formato, ao conteúdo e à funcionalidade do Exame. Cabe aos candidatos examinar a Amostra de Teste e Tutorial do Exame Uniforme para CPA. Exige-se completa familiaridade com a funcionalidade, o formato e as instruções do Exame antes que os candidatos possam se apresentar aos centros de avaliação. O descumprimento das instruções fornecidas no tutorial e nas amostras de testes, incluindo instruções sobre como responder, pode prejudicar a pontuação do candidato.

16. Quanto custa prestar o Exame?

As taxas variam de uma jurisdição para outra. Para informações sobre taxas em um determinado estado ou território, consultar as Regras e Exigências para o Teste Internacional no

website da NASBA.

17. Qual é o processo para obter condições especiais no Exame?

Condições especiais de acordo com a Lei de Americanos Portadores de Deficiências (

Americans With Disabilities Act
– ADA) podem ser solicitadas como parte do processo de requerimento. Informações sobre os procedimentos de solicitação de condições especiais da ADA estão incluídas nos materiais de requerimento de cada Conselho de Contabilidade. Links para os websites dos Conselhos de Contabilidade dos EUA encontram-se disponíveis no website da NASBA.

18. Como os candidatos iniciam o processo de requerimento?

Os candidatos devem primeiramente decidir a jurisdição em que efetuarão o requerimento. Se não tiverem certeza sobre a jurisdição, pode ser útil para os candidatos analisar as exigências de vários Conselhos de Contabilidade dos EUA. Após selecionar a jurisdição, os candidatos devem obter materiais de requerimento e apresentar os requerimentos devidamente preenchidos.

19. Não há uma organização central nos EUA por meio da qual os candidatos podem efetuar o requerimento?

Não. Os candidatos somente podem prestar o Exame (e se habilitar como CPAs) se satisfizerem as exigências de um Conselho de Contabilidade em uma das 55 jurisdições.

20. Há um processo especial de requerimento para candidatos internacionais?

Candidatos internacionais estão sujeitos a taxas adicionais de requerimento internacional e devem concordar com os termos do consentimento informado. Assim como candidatos dos EUA, candidatos internacionais devem escolher a jurisdição na qual desejam se habilitar e apresentar um requerimento ao Conselho de Contabilidade dessa jurisdição. Quaisquer instruções especiais para candidatos internacionais são especificadas nas exigências do conselho.

GUIA DE ORIENTAÇÃO Página 10 de 11

21. Há uma publicação que descreva o processo de requerimento e exame?

Sim. O Boletim do Candidato ao Exame Uniforme para CPA, disponível no

website da NASBA, fornece informações detalhadas sobre o preenchimento de requerimentos, o agendamento de sessões de avaliação e a prestação do Exame.

FONTE: Conselho Federal de Contabilidade - http://www.cfc.org.br/uparq/guia_perguntas_frequentes.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário