Rio -  Após reconhecer falhas no sistema do aplicativo ReceitaNet, que tem dado dor de cabeça para os contribuintes que precisam entregar a declaração do Imposto de Renda deste ano, com novo erro, a Receita classificou o problema como pontual. "O caso foi repassado ao suporte técnico. Depois das verificações, podemos informar que a falha é pontual e a mensagem de erro foi criada para informar problemas genéricos no formulário", explicou Joaquim Adir, supervisor nacional do Imposto de Renda.

Como publicado ontem pelo DIA, a reportagem informou à Receita Federal sobre um erro no sistema do aplicativo e o órgão indica opções para contornar a situação. "Limpar a declaração, especialmente no tópico dos cálculos de imposto, pode ser importante, pois os erros podem ser gerados de lá. Caso o erro persista, a dica é utilizar outra máquina para o envio", orienta Adir.

RETA FINAL

Em fóruns online criados por contribuintes, muitos relatam o problema e reclamam que não conseguem finalizar o envio do documento: "Estou tentando enviar o IR, porém, está me dando uma dor de cabeça enorme. Além disso, receio não conseguir entregar o IRPF dentro do prazo", relata um internauta.

Em casos extremos, no qual os contribuintes não consigam driblar o problema para ficar em dia com o Leão, Adir ressalta que os mesmos podem enviar o formulário para o suporte técnico da Receita através do email: joaquim.figueiredo@receita.fazenda.gov.br

Declaração do IR deve ser feita em casa

Há 11 dias para o fim do prazo para a entrega do IR, especialistas dão dicas para evitar problemas. "Ao preencher o formulário, nunca use uma lan house, mas sim, o próprio computador", alerta o contador Rafael da Conceição, para os riscos de roubo de informações financeiras e pessoais.

Rafael destaca, ainda, para a pressa que pode ser inimiga do contribuinte. "A falta de documentos e o preenchimento incorreto são os motivos comuns que podem levar à malha fina", diz.

FONTE: O Dia/RJ - http://odia.ig.com.br/portal/economia/erro-no-receitanet-tem-sa%C3%ADdas-1.573241