sexta-feira, 26 de abril de 2013

Os 13 componentes da agenda do líder

"O líder é o único agente de mudanças de uma organização", garante o consultor Vicente Falconi. Em sua visão, as diferentes áreas da empresa e os consultores ajudam na criação e divulgação de novos padrões e na criação de sistemas de verificação que permitem ao líder atuar, mas a mudança, em si, é indelegável.

Falconi é professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e consultor de empresas e governos. Durante a HSM ExpoManagement 2013, evento que acontecerá em São Paulo entre os dias 4 e 6 de novembro, o professor compartilhará sua visão acerca de práticas que conduzem as organizações a resultados revolucionários. 

"Quem frequenta ou convive com várias empresas percebe claramente a dificuldade de execução que existe em algumas. As empresas com lideranças fracas são geralmente muito lentas e acabam por perder a luta pela competição no mercado", afirma em seu livro O Verdadeiro Poder (ed. INDG), conforme reproduzido por HSM Management. Segundo o autor, as mudanças necessárias dependem de capacitação dos liderados, papel que atribui ao líder.

Dentre os três principais vetores de resultados -liderança, conhecimento técnico e método-, Falconi considera que a liderança é o fator mais importante, pois método e conhecimento técnico não são nada sem liderança. No entanto, "o desenvolvimento das três frentes é um trabalho contínuo, para o resto da vida", ressalta.

Por "liderança", Falconi não se refere à figura do líder, mas ao conteúdo da liderança ou à agenda do líder. Desenvolver o conteúdo da liderança significa realizar 13 medidas.

  1. Criar um sistema que possa atribuir a todas as pessoas metas que sejam críveis e desafiadoras.
  2. Promover o domínio do método pela equipe com crescimento constante nas técnicas e recursos de análise, bem como num perfeito gerenciamento da rotina.
  3. Promover a aquisição de conhecimento técnico pela equipe.
  4. Garantir o estabelecimento e melhoria contínua de um sistema de recrutamento e seleção. Participar do recrutamento e seleção de pessoas excepcionais e garantir-lhes um crescimento mais rápido de acordo com seu potencial mental.
  5. Participar das várias formas de treinamento, sendo professor em alguns casos. Entender o processo de aprendizado humano e melhorar continuamente o treinamento para pessoas excepcionais. Dentre elas, existem pouquíssimas superexcepcionais que podem mudar a história de uma organização. 
  6. Inspirar as pessoas, sabendo que o ser humano gosta de realizar um sonho. 
  7. Fazer coaching. Supervisionar a maneira de trabalhar de sua equipe e aconselhar, fazendo ajustes de procedimento.
  8. Promover a meritocracia. Garantir a melhoria contínua de um sistema de avaliação do desempenho honesto e construtivo. Demitir quando necessário.
  9. Alinhar os interesses das pessoas com os da organização por meio de um sistema de incentivos.
  10. Cuidar da cultura da organização, fixando valores que garantirão seu futuro. Esses valores devem compor a avaliação do desempenho.
  11. Promover uma cultura de alto desempenho, "esticando" as metas e atribuindo valor aos que as superam.
  12. Promover a cultura de tomar decisões com base em fatos e dados. Incentivar a prática da análise e da síntese. 
  13. Promover uma cultura de "enfrentamento dos fatos", que valoriza a verdade, a busca de fatos e dados para analisar eventos e não somente opinião e intuição.

Há algo mais que Falconi considera fundamental para o líder e os liderados, e deve ser o combustível da mudança: o espírito de excelência, isto é, a atitude de querer fazer o melhor do mundo em tudo o que se faz.

FONTE: HSM - http://www.hsm.com.br/editorias/gestao-e-lideranca/os-13-componentes-da-agenda-do-lider 

Nenhum comentário:

Postar um comentário