quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Falso abono lota agência da Caixa

Instituição diz que não existe novo benefício para os trabalhadores e nem valores extras relacionados ao PIS

HELSON FRANÇA
Da Reportagem


O anúncio de que o governo Federal estaria fornecendo uma espécie de 14º salário aos seus contribuintes provocou congestionamento nas agências da Caixa Econômica Federal durante esta quarta-feira (16).

A história começou a ser disseminada depois que algumas pessoas foram informadas por meio do serviço de 0800 da própria Caixa e de e-mails, de que haviam sido contempladas com um abono extra do Programa de Integração Social (PIS).

O alardeado benefício, que ficou conhecido como "abono do Lula", porém, não existe. Os indícios são de que o sistema da Caixa tenha sido invadido por hackers, que espalharam a falsa notícia. A Caixa, entretanto, não confirma.

Um dos que tiveram o nome envolvido no rol dos "contemplados" foi o motorista Edinei Maurício Pereira. Ele, que havia sacado a quantia do PIS já nesta terça-feira (15), ligou na Caixa e foi informado de que, no próximo dia 18 uma quantia extra estaria a sua disposição.

"Fui me informar na Caixa e me disseram que esse valor é só para quem é beneficiado por algum programa social do governo Federal, o que não é o meu caso. Porém, para ter certeza, darei uma conferida no meu PIS no dia 18", afirmou.

Já a arquiteta Rosilene Pinto Santana, 34 anos, recebeu um e-mail da Caixa dizendo que ela poderia retirar a parcela do seu abono extra do PIS no próximo dia 23. Ela ligou no 0800 da Caixa para confirmar e obteve resposta positiva.

"É a primeira vez que algo do tipo acontece. Depois do dia 23 vou lá mesmo para saber se tem algo na minha conta".

Na agência da Caixa localizada no bairro Boa Esperança, na Capital, muitas pessoas se aglomeravam para saber se tinha direito, ou não, ao "abono Lula".

A informação do novo abono foi repassada pela internet e até mesmo por mensagens SMS, via celular. As pessoas ligavam para o telefone da Caixa e após digitar o número do PIS, uma gravação repassava o dia marcado para fazer o saque.

A tarefa de esclarecer a situação para eles muitas vezes ficava para o gerente da agência, Rodolfo França.

Ele ressaltou que os anúncios de que a Caixa estaria pagando um valor extra do PIS para os contribuintes são falsos.

"Essa quantia extra é prevista somente para aqueles que são beneficiados por algum programa social do governo Federal".

Por meio de uma nota, a Caixa Econômica Federal informou que são inverídicas as notícias divulgadas na internet e outros meios eletrônicos sobre um suposto novo benefício social a ser pago aos trabalhadores.

"A Caixa reitera que não solicita senhas, número de conta ou quaisquer outras informações confidenciais por redes sociais, e-mail ou SMS", consta em trecho da nota.

FONTE: Diário de Cuiabá - http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=424507

Nenhum comentário:

Postar um comentário