segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Governo considera elevar tributação para conter entrada de dólares

RODRIGO RUSSO
DE LONDRES

 O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo poderá adotar medidas para evitar uma valorização do real caso os efeitos da política de estímulo americana cheguem ao Brasil.

Segundo Mantega, o governo poderá comprar dólares e até elevar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre operações de caráter especulativo.

Em uma conferência em Londres, o ministro afirmou que vê como um "absurdo" as acusações do governo americano de que o Brasil estaria adotando medidas protecionistas e distorcendo o comércio entre os dois países.

Após abrir o segundo dia do evento promovido pelo grupo Economist sobre mercados de alto crescimento, Mantega usou dados da Global Trade Alert para justificar que o Brasil adota muito menos medidas protecionistas que os Estados Unidos.

"Além de medidas diretas de protecionismo, ainda temos o "quantitative easing" [injeção de recursos na economia pelo Fed, o banco central dos EUA], que é uma forma indireta de protecionismo, porque desvaloriza a moeda local, reduz o valor do dólar, e um dos objetivos disso é poder aumentar as exportações americanas", afirmou Mantega.

Anteontem, o governo americano encaminhou carta ao Itamaraty alertando que sucessivos aumentos de tarifas sobre importações poderão manchar a relação comercial entre os dois países e que isso pode levar a contrapartidas americanas.

"Pelo contrário, nós até temos feito medidas de liberalização da atividade comercial brasileira", destacou o ministro, que também participou de um breve encontro com o ministro das Finanças britânico, George Osborne.

Durante sua exposição na conferência da revista "Economist", de cerca de 30 minutos, Mantega pediu para protestar contra as críticas ao protecionismo de Brasília. "Nós perdemos de longe da maioria dos países, e inclusive somos o segundo que mais adotou medidas liberalizantes", afirmou.

  Editoria de arte/folhapress  
O COMÉRCIO DO BRASIL COM OS ESTADOS UNIDOS
O COMÉRCIO DO BRASIL COM OS ESTADOS UNIDOS

 
FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO -  http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1157064-governo-considera-elevar-tributacao-para-conter-entrada-de-dolares.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário