sábado, 1 de setembro de 2012

Como evitar cair na zona de conforto durante a carreira

Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e dinâmico, sair da zona de conforto é fundamental para progredir na carreira. "As pessoas arrumam muitas justificativas para permanecer na chamada zona de conforto: ética, ego, sobrevivência, por exemplo. Sair dela não é tarefa simples e demanda muito trabalho, esforço, dedicação e disciplina", diz Juliana Almeida Dutra, diretora executiva da Deep – Desenvolvimento e Envolvimento Estratégico de Pessoas e Clientes.

Sair da zona de conforto, segundo Juliana, depende da busca pela motivação. "As pessoas devem se motivar pelos seus valores e não pelas suas necessidades e desejos, pois podem estar equivocadas e, a longo prazo, isso pode ser ruim."

Ao pensar em carreira dos sonhos, muitas pessoas buscam equilibrar qualidade de vida com qualidade de resultados no trabalho. Como tornar possível esse equilíbrio? "Em primeiro lugar, é necessário definir um objetivo. A falta deste é responsável por gerar a zona de conforto", explica a especialista em coaching, criação e implementação de projetos de gestão de pessoas e clientes para diversas empresas dos setores público e privado.

Para Juliana, o que vem ocorrendo hoje em dia é que as pessoas seguem procurando tranquilidade num ambiente de mudanças. "A tranquilidade como elas esperam não existe mais. As empresas mudam para sobreviver e, assim, precisam gerar desafios para os profissionais para tirá-los da zona de conforto", alerta.

A zona de conforto pode surgir em diversas situações. Para os profissionais com carreiras estáveis, que já possuem profundo conhecimento dos processos nem sempre documentados da empresa, conhecem o negócio e já sabem como lidar com as pessoas chave da organização, geralmente a chamada zona de conforto se estabelece por dois motivos: eles já estão plenamente habituados com o trabalho e o fazem de maneira natural; ou os salários pagos geralmente se tornam maiores que a média de mercado.

Quando isso acontece, a zona de conforto toma o controle, desencorajando as pessoas a começar novamente, a encarar novos desafios. É sempre uma aposta mudar de emprego. Por mais que sejam feitas análises dos pontos positivos e negativos, a mudança pode simplesmente não funcionar como se espera. Por isso, aconselha Juliana, "para tentar minimizar o seu lado inquieto, procure se envolver em projetos diversos, com pessoas diferentes dentro da empresa, otimize seu conhecimento interno fazendo com que ele esteja presente em projetos multidisciplinares e contribua sempre."

Para os desempregados, a zona de conforto pode ser ainda mais prejudicial. Para quem não está aberto a oportunidades de emprego fora de sua comunidade, é provável que tenha mais dificuldade de encontrar o sucesso. "Limitar a pesquisa a uma pequena área vai produzir menos resultados. Expandindo a pesquisa, é possível encontrar o emprego que se busca. Aceitar um emprego fora da sua zona de conforto será difícil, mas fazer essa escolha pode trazer sucesso para a sua carreira mais adiante, afinal, em uma área nova, utilizando suas principais competências é que podem aparecer aprendizados e resultados muito interessantes."

A recomendação de Juliana é para que os profissionais dediquem-se, antes de tudo, a analisar e planejar sua carreira. "Crie um mapa de oportunidades para, inicialmente, despertar interesse. E mesmo sabendo que sorte e oportunidade só acontecem para quem está preparado e tem uma visão positiva dos fatos, esse mapa deve conter, a curto e médio prazo, as ideias de cursos, concursos, estágios, empregos e intercâmbios. Selecione alguns sites com novidades e oportunidades para acompanhá-los diariamente, estreite a rede social, para que as pessoas o avisem das novidades e cuide do marketing pessoal, para que todos saibam o que procura e o que tem para oferecer."

A seguir, a especialista mostra mais alguns passos necessários para se construir uma carreira de sucesso:

1 - Como é a empresa/o trabalho dos seus sonhos?

Defina para si mesmo seu dia a dia ideal. Ele acontece hoje? A empresa na qual você trabalha possibilita essa realização? Se sim, você está aproveitando as oportunidades internas? Se não, está preparado para buscar novas oportunidades (sob os pontos de vista técnico e financeiro).

2 - Por onde tem se guiado?

O que o motiva a decidir sua carreira? Quanto quer ganhar ou o que deseja realizar? Os caminhos são distintos, mas lá na frente podem se unir, vai depender de como encara sua vida profissional.


3 - Saiba o que tem de melhor para oferecer: os seus talentos

Procure saber de todos os que convivem com você qual é meu maior talento e em que momento ele mais aparece?

4 - Motive-se

Alguns fatores de motivação:

· Busque trabalhos relacionados aos seus talentos

· Identifique momentos de diversão no trabalho e valorize-os

· Não se deixe guiar pelo dinheiro, ele não é fator motivador, pelo contrário

· Peça feedback aos seus colegas e esteja aberto para vê-los como desafios de mudança

· Vá em frente e defina metas de mais longo prazo e objetivos de curto prazo que componham esta meta, assim perceberá o quão perto ela vai se tornando cada vez que seu esforço pessoal conquista um novo objetivo.

Dicas para as empresas

Se para os profissionais a zona de conforto pode representar um risco à carreira, para as empresas também significa um problema. O grande desafio é evitar que a zona de conforto contamine a rotina corporativa. Para tanto, algumas medidas podem ser eficazes, como ressalta Juliana:

· Atenção à contratação, ela deve ser resultado de um processo detalhado e criterioso;

· Invista na sua liderança, ela pode destruir ou desenvolver sua empresa;

· Comunique sempre, mas com continuidade, mostrando a linha de raciocínio da empresa nesses processos;

· Fique atento à qualidade da execução do que entrega;

· Trabalhe seus processos e defina responsáveis por etapas.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário