segunda-feira, 8 de julho de 2013

Qual sua motivação?

Qual o significado em acordar pela manhã e ir para o trabalho ou para a academia?
 
20/06/2013 - Luciano Muchiotti*

Qual sua motivação? Há uma dúvida muito cruel relacionada a essa pergunta, pois sequer as pessoas tem uma clara definição do termo motivação.

Não necessariamente saber o significado do termo, mas sim o que motiva você.
Muitas pessoas acordam pela manhã, se vestem, tomam seu café e vão para algum lugar. Algumas vão para o trabalho, outras vão para a academia, e assim por diante.

Qual o significado em acordar pela manhã e ir para o trabalho ou para a academia?

Só lembrando que motivação é - espécie de energia psicológica ou tensão que põe em movimento o organismo humano, determinando um dado comportamento. (dicionário)

Uma definição genérica seria, ter motivo para. Independente da definição em si, vamos pensar nesta palavra relacionando-a ao cotidiano das pessoas.

O funcionário acorda pela manhã, vai para o trabalho e muitas vezes passa o pior dia de sua vida. Uma discussão com o chefe, um embaraço com o colega da mesa ao lado, a reunião onde deu tudo errado, o relatório que não conseguiu entregar no prazo.

Não faltam motivos para o dia ter sido o pior de todos. Esse seria um motivo para não ir ao trabalho?

Alguns estudiosos do assunto dizem que motivação sem prazer não dá certo. A motivação por si só, tendo-a como apenas um motivo para, certamente existe, mas as vezes o funcionário acredita que sua motivação está no salário apenas. Esquece-se de que salário com sofrimento não pode ser motivo, a não ser de dor.

Quais os motivos que o levam então ao seu trabalho? Quais os motivos que o levam à academia muito antes do sol nascer? Quais os motivos que os levam a discutir com o colega da mesa ao lado sem ao menos entender o que houve? Quais os motivos que o levam para uma reunião sabendo que tudo pode dar errado?

Estas e tantas outras perguntas e tantas outras situações simplesmente levam as pessoas, elas são conduzidas, e muitas vezes não depende de sua escolha. Muitas vezes toda esta problemática é parte do cotidiano de muitas pessoas, do seu cotidiano.

A ideia é que se possa criar uma motivação necessária para não sofrer com situações semelhantes a estas. O funcionário precisa ir para o trabalho tendo em mente que o trabalho deve fonte de prazer.

Existe sim um motivo para ir ao trabalho. Ele está relacionado ao seu crescimento, e este processo somente será concluído se houver alegria e entusiasmo envolvidos.

As empresas ficam, as pessoas não. Você se desgasta com tanta intensidade para atender as necessidades da empresa e tantas exigências, e em apenas um piscar de olhos você está demitido. Pessoa jurídica não tem sentimentos, as pessoas sim.

É extremamente necessário encontrar maneiras de se motivar, encontrar um bom motivo para acordar cedo e deixar toda sua família para traz.

Pense nisso com carinho. Carinho seria um bom motivo.

 

Fonte: Incorporativa - http://www.incorporativa.com.br/mostraartigo.php?id=659


Nenhum comentário:

Postar um comentário