segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Lucro Presumido - Recauchutagem Pneus - Percentual Presunção - Usuário Final - Solução de Consulta Cosit nº 115, de 06 de fevereiro de 2017

Olá novamente!

Essa solução de consulta é interessante, pois fornece subsídio para análise de outros tributos.

Digo isso por conta da dúvida recorrente que observo por parte de alguns colegas sobre a incidência de tributos em relação à industrialização por encomenda.

Semana passada mesmo me deparei com um caso, que por coincidência envolvia a recauchutagem de pneus.

A empresa que efetuava a recauchutagem argumentava, com base num parecer de uma multinacional fabricante de pneus, que a incidência tributária na cobrança pelo serviço de
recauchutagem para usuário final seria do ICMS.

Mas ela fazia a análise do parecer de forma errada, tendo em vista que o parecer tomava como parâmetro a relação entre ela (revendedora de pneus) e a fabricante (recauchutadora e fabricante dos pneus adquiridos por ela).

De forma contrária, a questão em análise envolvia ela (revendedora de pneus) e a outra empresa mera consumidora final dos pneus recauchutados.

O entendimento majoritário é que se o produto não retorna à cadeia comercial ou industrial do encomendante (usuário final), o campo de incidência é do ISS.

Digo majoritário porque neste quesito de industrialização por encomenda ainda persiste muita confusão. Principalmente em relação às gráficas, cuja discussão desta questão  ainda é muito discutida judicialmente e podemos dizer que não se consolidou.

Nesta solução de consulta aborda-se a questão de qual seria a alíquota de presunção para efeitos de apuração do IRPJ e da CSLL nas empresas enquadradas do lucro presumido.

Como é sabido, entende-se por alíquota de presunção aplicável à atividade industrial e comercial no lucro presumido 8%. De forma geral, as alíquotas de 16% e 32% estão relacionadas às prestações de serviço. E o entendimento da Receita nesta solução de consulta em relação á recauchutagem  efetuada à consumidor final é que a alíquota seria de 32%, aquela relacionadas à atividades restritas à prestadores de serviços.

Em sequência segue a síntese da solução de consulta e o link da versão completa com as argumentações da Receita e do Contribuinte.

Boa leitura.

Luciano de Abreu


**************************

ASSUNTO:IMPOSTO SOBRE A RENDA DE PESSOA JURÍDICA – IRPJ 

EMENTA: LUCRO PRESUMIDO. BASE DE CÁLCULO. RECAUCHUTAGEM DE PNEUMÁTICOS A USUÁRIO FINAL. PERCENTUAL. 

Para fins de apuração da base de cálculo do IRPJ no regime do Lucro Presumido, aplica-se o percentual de 32% (trinta e dois por cento) sobre as receitas decorrentes da atividade de recauchutagem de pneumáticos mediante encomenda do usuário final. DISPOSITIVOS LEGAIS: Lei nº 9.430, de 1996, art. 25, I; Lei nº 9.249, de 1995, art. 15, § 1º; Decreto nº 7.212, de 2010, arts. 4º e 5º, XI; Ato Declaratório Interpretativo (ADI) RFB nº 1, de 2015; Solução de Divergência nº 1, de 11 de fevereiro de 2016. 

ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO SOCIAL SOBRE O LUCRO LÍQUIDO – CSLL 

EMENTA: LUCRO PRESUMIDO. BASE DE CÁLCULO. RECAUCHUTAGEM DE PNEUMÁTICOS A USUÁRIO FINAL. PERCENTUAL. 

Para fins de apuração da base de cálculo da CSLL no regime do Lucro Presumido, aplica-se o percentual de 32% (trinta e dois por cento) sobre as receitas decorrentes da atividade de recauchutagem de pneumáticos mediante encomenda do usuário final. 

DISPOSITIVOS LEGAIS: Lei nº 9.430, de 1996, art. 29, I; Lei nº 9.249, de 1995, art. 20; Decreto nº 7.212, de 2010, arts. 4º e 5º, XI; Ato Declaratório Interpretativo (ADI) RFB nº 1, de 2015; Solução de Divergência nº 1, de 11 de fevereiro de 2016. 

Fonte: D.O.U - 13/02/2017 - Seção 1 - Página 29

Link para a versão completa:


Nenhum comentário:

Postar um comentário