sábado, 6 de outubro de 2012

SESCON/SP - Mensagem do Presidente

Recorde de bilheteria e de crítica. Como temática de fundo o cinema, a 23ª edição do Encontro das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo, realizada na semana passada em Campos do Jordão, pode ser considerada um blockbuster. 

Mas também, não poderia ter sido diferente, sendo dirigido pelas diretorias do SESCON-SP e da AESCON-SP, que dedicaram todo o seu carinho e empenho na realização do evento, e estrelado pelos mais de 1.200 empresários e empresárias da contabilidade, que participaram destes momentos conosco e no dia a dia são protagonistas do enredo do crescimento das empresas e do País. 

Eventos como este são fundamentais para a troca de experiências profissionais, para nos unirmos em torno de objetivos e desafios comuns, para nos aprimorarmos cada vez mais em uma profissão que nos exige transformação constante. Tratamos de gestão, normas internacionais de contabilidade, liderança, qualidade de vida, relação fisco-contribuinte, nova Era Fiscal, e outros temas de grande relevância para o nosso crescimento, tanto profissional quanto pessoal. 

Em um dos momentos mais aguardados por todos, reunimos em um painel representantes dos fiscos Estadual e Federal para tentar entender um pouco sobre como as administrações tributárias funcionam, como são feitos os cruzamentos de dados, quais os critérios utilizados hoje na fiscalização, o porquê de tantas obrigações acessórias. De uma forma inédita e transparente, o chefe do DIMAC da Receita Federal do Brasil, Edmundo Spolzino, e o coordenador adjunto da Coordenadoria da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda de São Paulo, Edson Takashi Kondo, mostraram toda a sistemática dos órgãos e deram dicas sobre os muitos desafios aos contribuintes e aos empresários contábeis. 

Estes esclarecimentos são fundamentais para que possamos nos adequar a esta nova Era Fiscal brasileira, para nos profissionalizarmos cada vez mais e para, ao conhecer a sistemática, termos condições de lutarmos pelos nossos direitos e por um melhor relacionamento com os fiscos, com igualdade, sem que o pêndulo do ônus recaia apenas para um lado.

Em primeira mão, durante a apresentação da RFB, Edmundo Spolzino acenou com a possibilidade de atendimento a uma das recentes reivindicações do SESCON-SP, da FENACON e de outras entidades do segmento contábil: a correção da injustiça trazida pela Instrução Normativa 1252/2012, que penalizou as Empresas optantes pelo Lucro Presumido beneficiadas no Plano Brasil Maior com a desoneração da folha de pagamento com a antecipação da entrega de parte da EDF Contribuições. As entidades pleitearam a prorrogação do prazo de entrega, tendo em vista as elevadas multas por atraso na transmissão. 

Agora, esperamos que efetivamente este prazo seja adiado para 2013, fazendo justiça a essas empresas.

Outro fato que ficou bem evidenciado no EESCON, especialmente na solenidade de abertura, foi a união entre as entidades congraçadas da contabilidade paulista e ainda entre o segmento contábil e os demais de representatividade do empreendedorismo.

As entidades contábeis têm dado, nos últimos anos, exemplo de como a soma de expertises traz grandes resultados positivos. Foram muitas as bandeiras que levantamos em conjunto e muitos os frutos colhidos. 

Da mesma forma vem acontecendo com as entidades do segmento produtivo, que em virtude desse entrelaçamento, tem percebido a força da Contabilidade para o desenvolvimento das empresas. 

A classe contábil tem conquistado muitos espaços na sociedade, o que é benéfico não apenas para os profissionais que militam na área, mas também para todo o empreendedorismo e para toda a sociedade. 

Dessa forma, temos muito orgulho de hoje, em nome do SESCON-SP, participarmos também de outras entidades, tanto do setor contábil quanto de outros, como FIESP, Associação Comercial de São Paulo, Fecomercio-SP, Secovi-SP, Sebrae-SP, SESI/SENAI, Fórum Permanente em Defesa do Empreendedor, Conselho Federal de Contabilidade, Anefac, Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, Ibracon. Recentemente, fomos convidados para integrar como membro à Comissão de Apoio aos Contribuintes na OAB SP, certamente um novo orgulho para nós.

Temos conquistado espaços ainda na esfera governamental, ao integrar as Comissões de Acompanhamento da Execução dos Contratos Firmados com as Secretarias Municipais da Saúde e de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo. Além dessas, fazemos parte também da Secretaria Municipal de Finanças na Companhia São Paulo de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos e Companhia Paulista de Securitização.

Enfim, em todos os lugares que passamos e que atuamos, não somos somente um homem ou um profissional, mas um representante de toda a categoria contábil do nosso Estado e do nosso País. Nossa bandeira é sempre em direção da valorização e defesa dos direitos do segmento, que inevitavelmente também se entrelaçam na defesa dos contribuintes, como as lutas pela simplificação e redução da carga tributária.

Afinal, precisamos honrar a todos vocês, meus caros amigo e amiga, que fazem as empresas e esse Brasil irem para frente. 

Bom fim de semana e até breve! 

Forte abraço do Chapina,

FONTE: SESCON/SP

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário