terça-feira, 13 de setembro de 2016

FIESP - Indicadores do Varejo Julho / 2016

IBGE: Vendas no varejo recuam em julho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta manhã (13/09), a sua Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) referente ao mês de julho. O volume de Vendas no Varejo em seu conceito restrito recuou 0,3% na passagem de junho para julho, na série com ajuste sazonal. O resultado mensal, surpreendeu negativamente as expectativas do mercado, que havia projetado uma variação de 0,0%. Em doze meses, a atividade acumula queda de 6,8%.



Por sua vez, o volume de Vendas no Varejo em seu conceito ampliado – inclusas as vendas de veículos e materiais para construção – apresentou contração de 0,5% no mês de julho, livre de influências sazonais. O mercado havia projetado crescimento de 0,8%. No acumulado em doze meses a retração é de 10,3%.


 
Dentre os oito grupos de atividades abrangidos pela pesquisa restrita, seis exibiram resultados negativos na passagem mensal livre de efeitos sazonais, sendo as maiores responsáveis pela contração apresentada no mês as atividades de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%) e de Combustíveis e lubrificantes (-0,3%), que juntas respondem por cerca de 60% da taxa global. Também foram registrados recuos no volume de vendas de Tecidos, vestuário e calçados (-5,8%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-1,2%); Móveis e eletrodomésticos (-1,0%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,9%). Em contrapartida, Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,9%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,7%) avançaram seu volume de vendas em relação a junho de 2016.

Enquanto ambos os setores incluídos na pesquisa ampliada apresentaram retração na variação mensal, vendas de materiais de construção retraiu 2,5%, e veículos, motos, partes e peças teve queda de 0,3%.


Por fim, com relação aos resultados regionais, 16 das 27 unidades da Federação apresentaram retrações em seus volumes de vendas do varejo na comparação com o resultado do mês anterior. O recuo mais expressivo foi registrado no Mato Grosso (-3,5%). Por outro lado, como destaques positivos no volume de vendas estão Roraima (4,0%) e Amazonas (3,4%). O Estado de São Paulo registrou uma variação de -1,1% na comparação com o mês precedente.

Fonte: FIESP - Boletim Eletrônico Informativo eletrônico - Edição 2006



Nenhum comentário:

Postar um comentário