segunda-feira, 13 de maio de 2013

Coopermoda acerta parceria com a Hering

ICC Institucional > Notícias > Paginas > CoopermodaacertaparceriacomaHering.aspx

 

Especializada na produção de lingerie, malharia e modinha, a Cooperativa de Produção de Vestuário Moda Flor (Coopermoda), de Catalão (a 249km de Goiânia), assina, nos próximos dias, contrato com a Cia. Hering, a maior franquia de vestuário do Brasil. A entidade, que reúne atualmente 44 cooperadas, deve fornecer, de maneira terceirizada, até 300 peças por dia para a empresa.


Para atender a nova demanda, as costureiras estão mudando de endereço. A partir do dia 6 de maio, elas vão trabalhar em galpão alugado pela Prefeitura na região central da cidade. São mais de 400 metros quadrados de área, com refeitório, cozinha, sala administrativa e loja. Hoje, elas se dividem nos cômodos de uma residência no Bairro Mão de Deus.


"O espaço na casa é pequeno para que a gente possa aumentar a produção. No galpão, vamos conseguir até aumentar a produção diária", explica Maria de Lourdes Pereira, de 54 anos, diretora de produção da Coopermoda. A meta é alcançar 500 peças diárias, inclusive, com a compra de mais sete máquinas - atualmente, elas têm 52.


E graças ao volume de pedidos da Hering - inédito para a cooperativa -, os ganhos individuais devem crescer substancialmente. Até dezembro, cada costureira deve faturar algo em torno de R$ 1,5 mil mensais. "Até então, as três células de produção da fábrica trabalham com demanda reprimida. Agora vamos trabalhar pra valer e ganhar um dinheirinho", conta Maria Solange Souza Alves, de 57 anos, vice-presidente, com um sorriso no rosto.


Presidente da Coopermoda, Lourdes Silvéria Neves Silva, de 42 anos, conclama os profissionais de Catalão a ingressarem na entidade para ajudar a elevar o volume de produção. Ela lembrou, inclusive, a possibilidade de a mulher conciliar o serviço de casa com a cooperativa. "Trabalhamos em três turnos. Dá perfeitamente para que elas cuidem da casa pela manhã e trabalhem à tarde."

Capacitação

Criada em 2011, a Coopermoda é fruto da parceria Instituto Camargo Corrêa, Construtora Camargo Corrêa, Prefeitura de Catalão, Sebrae Goiás (Regional Sudeste) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Durante todo o ano passado, as costureiras foram capacitadas. "Promovemos cursos para que elas se preparassem para 2013, que seria o ano de abertura de mercado. Inclusive, uma consultora do Senai passa quatro horas por dia com elas", explica Adriana Lopes de Felipe, gestora do Projeto Tecendo a Moda em Flor, do Sebrae Goiás.


As cooperadas, inclusive, receberam a renomada certificação profissional Senai Cetiqt (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil), no final do ano passado. Foi a primeira vez que costureiras passaram por provas e testes fora do Estado do Rio de Janeiro. A própria Hering em Goiás exige qualificação de seus terceirizados. Por isso, a empresa inspecionou a linha de produção da Coopermoda.

Encadeamento Produtivo

Por meio do Encadeamento Produtivo, a Hering é parceira de 280 micro e pequenas empresas em Goiás, espalhadas por 30 municípios. O projeto é piloto e o primeiro do Sistema Sebrae no setor de confecção. As MPE atuam dentro da produção da companhia, que é a maior em Goiás do segmento.


A Hering, inclusive, anunciou que só trabalha com empresas goianas que tiverem passado por qualificação gerencial do Sebrae Goiás. "Percebemos que, após a qualificação, os empresários estão acordando e se sentindo empresários de fato. Eles conseguem gerir melhor seus negócios, utilizando boas práticas de gestão e se adequando, inclusive, aos padrões de segurança no trabalho", afirmou Cláudio Schwaderer, gerente de Confecção Terceirizada da Hering.


São aproximadamente quatro mil trabalhadores envolvidos no processo de Encadeamento Produtivo. A Hering estuda levar o sistema de qualificação realizado em Goiás para as fábricas do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina.

FONTE: Agência Sebrae de Notícias / instituto Camargo Correa -

http://www.go.agenciasebrae.com.br/noticia/20366011/confeccao-e-moda/coopermoda-acerta-parceria-com-a-hering/

http://www.institutocamargocorrea.org.br/noticias/Paginas/CoopermodaacertaparceriacomaHering.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário