segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Negócios: legado em família

Muitas pessoas sonham em ver toda a família envolvida na sua empresa, mas este sonho nem sempre é possível como mostra uma pesquisa do Instituto Empresariar 
 
11 de Agosto de 2013
CINTHIA GUIMARÃES
 

Os filhos são a continuidade dos pais e não é diferente quando se trata do mundo dos negócios. Prova disso é que 85% dos empreendimentos brasileiros são constituídos de empresas familiares. No entanto, uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Empresariar revela que há um alto índice de mortalidade dessas empresas.

De cada 100 empresas, 35% sobrevivem à geração dos filhos, 15% à geração dos netos e 5% chegam à geração dos bisnetos. Nas regiões Norte e Nordeste, o problema é ainda maior: 25% das empresas familiares são herdadas por filhos, 12% pelos netos e apenas 2% resistem à geração dos bisnetos.

Esse é a preocupação dos empresários Cláudia e Ricardo Medeiros, donos da Gaúchos Churrascaria. Eles temem não terem sucessores para tocarem o restaurante, fundado há mais de 20 anos em Manaus, já que o único filho do casal tem outros planos profissionais. "Imagina tudo aquilo que você criou não ter pra quem deixar. Fico preocupada, porque só sou eu e meu marido e não temos parentes em Manaus", disse Cláudia durante a palestra "A profissionalização da empresa familiar no Norte e Nordeste", promovida pela Targo Consultoria com o CEO do Instituto Empresariar, Cícero Rocha.

A saída para o problema é transformar o modelo gestor de "empresa familiar" em "família empresária", explica Cícero Rocha. No primeiro caso, a família é quem toca os negócios, mas não está profissionalizada; já no segundo exemplo, destaca-se o nível de profissionalização da família, dos sócios e dos negócios.

Profissionalizar o modelo oferece vantagens como empresas mais rentáveis, mais lucrativas e melhores para se trabalhar. Quem acertou na metodologia conseguiu obter lucros três vezes maiores nos últimos cinco anos", disse o CEO do Instituto Empresariar que hoje presta assessoria para 18 grupos empresariais.

Destaque

No dia 30 de setembro, a HSM eventos promove o seminário Gestão de Empresas Familiares, em Fortaleza. O palestrante será John Davis, professor da Harvard Business School, e autoridade no assunto.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário