terça-feira, 14 de agosto de 2012

INSTRUÇÃO NORMATIVA No- 1.285, DE 13 DE AGOSTO DE 2012

Dispõe sobre a incidência da Contribuição

para o PIS/Pasep e da Cofins devidas pelas

pessoas jurídicas elencadas no § 1º do art.

22 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de

1991.
 

O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL,

no uso da atribuição que lhe confere o inciso III do art. 280 do

Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil, aprovado

pela Portaria MF nº 203, de 14 de maio de 2012, e tendo em

vista o disposto no art. 22 da Lei nº 8.212, de 24 de junho de 1991,

no art. 1º da Lei nº 9.701, de 17 de novembro de 1998, nos arts. 2º

e 3º da Lei nº 9.718, de 27 de novembro de 1998, nos arts. 1º a 3º e

18 da Medida Provisória nº 2158-35, de 24 de agosto de 2001, nos

arts. 8º, 32 e 35 da Lei nº 10.637, de 30 de dezembro de 2002, no art.

18 da Lei nº 10.684, de 30 de maio de 2003, nos arts. 10 e 15 da Lei

nº 10.833, de 29 de dezembro de 2003, no art. 110 da Lei nº 11.196,

de 21 de novembro de 2006, nos arts. 1º a 3º da Lei nº 11.828, de 20

de novembro de 2008, e nos arts. 3º, 10, 21, 22, 26 a 30, 51, 74 e 75

do Decreto nº 4.524, de 17 de dezembro de 2002, resolve:

Art. 1º Esta Instrução Normativa disciplina a incidência da

Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins das seguintes pessoas

jurídicas, sujeitas ao regime de apuração cumulativa:

I - os bancos comerciais, bancos de investimentos, bancos de

desenvolvimento, caixas econômicas;

II - as sociedades de crédito, financiamento e investimento,

as sociedades de crédito imobiliário e as sociedades corretoras, distribuidoras

de títulos e valores mobiliários;

III - as empresas de arrendamento mercantil;

IV - as cooperativas de crédito;

V - as empresas de seguros privados e de capitalização,

agentes autônomos de seguros privados e de crédito;

VI - as entidades de previdência complementar privada,

abertas e fechadas, sendo irrelevante a forma de sua constituição; e

VII - as associações de poupança e empréstimo.

CAPÍTULO I

DA ALÍQUOTA

Art. 2º As pessoas jurídicas relacionadas no art. 1º devem

apurar a Contribuição para o PIS/Pasep e a Cofins mediante a aplicação

das alíquotas de 0,65% (sessenta e cinco centésimos por cento)

e de 4% (quatro por cento), respectivamente.

CAPÍTULO II

DA BASE DE CÁLCULO

Art. 3º A base de cálculo da Contribuição para o PIS/Pasep

e da Cofins devidas pelas pessoas jurídicas relacionadas no art. 1º é

o faturamento, observado o disposto nos arts. 4º a 6º, ajustado na

forma dos arts. 7º a 14.

Parágrafo único. O faturamento a que se refere o caput

corresponde à receita bruta da pessoa jurídica.

Art. 4º A receita decorrente da avaliação de títulos e valores

mobiliários, instrumentos financeiros derivativos e itens objeto de

hedge, registrada pelas instituições financeiras e demais entidades

autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil ou pela Superintendência

de Seguros Privados (Susep) e sociedades autorizadas

a operar em seguros ou resseguros, em decorrência da valoração a

preço de mercado no que exceder ao rendimento produzido até a

referida data, somente será computada na base de cálculo da Contribuição

para o PIS/Pasep e da Cofins quando da alienação dos

respectivos ativos.

Parágrafo único. Para fins do disposto no caput, considera-se

alienação qualquer forma de transmissão da propriedade, bem como a

liquidação, o resgate e a cessão dos referidos títulos e valores mobiliários,

instrumentos financeiros derivativos e itens objeto de hedge.

Art. 5º Para efeito de determinação da base de cálculo da

Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, as instituições financeiras

e as demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central

do Brasil devem computar como receitas incorridas nas operações

realizadas em mercados de liquidação futura:

I - a diferença, apurada no último dia útil de cada mês, entre

as variações das taxas, dos preços ou dos índices contratados (diferença

de curvas), sendo o saldo apurado por ocasião da liquidação

do contrato, inclusive por intermédio da cessão ou do encerramento

antecipado da posição, nos casos de:

a) swap e termo; e

b) futuro e outros derivativos com ajustes financeiros diários

ou periódicos de posições cujos ativos subjacentes aos contratos sejam

taxas de juro spot ou instrumentos de renda fixa para os quais

seja possível a apuração do critério previsto neste inciso;

II - o resultado da soma algébrica dos ajustes apurados mensalmente,

no caso dos mercados referidos na alínea "b" do inciso I,

cujos ativos subjacentes aos contratos sejam mercadorias, moedas,

ativos de renda variável, taxas de juro a termo ou qualquer outro ativo

ou variável econômica para os quais não seja possível adotar o critério

previsto no referido inciso; e

III - o resultado apurado na liquidação do contrato, inclusive

por intermédio da cessão ou do encerramento antecipado da posição,

no caso de opções e demais derivativos.

§ 1º Fica responsável pelo cálculo e a divulgação dos valores

de que trata a alínea "b" do inciso I do caput a Bolsa de Mercadorias

& Futuros (BM&F), sediada na cidade de São Paulo.

§ 2º No caso de operações de hedge realizadas em mercados

de liquidação futura em bolsas no exterior, as receitas de que trata o

caput serão apropriadas pelo resultado:

I - da soma algébrica dos ajustes apurados mensalmente, no

caso de contratos sujeitos a ajustes de posições; e

II - auferido na liquidação do contrato, no caso dos demais

derivativos.

§ 3º Fica vedado o reconhecimento de despesas ou de perdas

apuradas em operações realizadas em mercados fora de bolsa no

exterior, para efeito de determinação da base de cálculo da Contribuição

para o PIS/Pasep e da Cofins.

Art. 6º As receitas auferidas nas operações de câmbio, realizadas

por instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil,

serão computadas na base de cálculo da Contribuição para o PIS/Pasep

e da Cofins pelo valor positivo resultante da diferença entre o

preço da venda e o preço da compra da moeda estrangeira.

Parágrafo único. A diferença de que trata o caput, quando

negativa, não poderá ser utilizada para a dedução da base de cálculo

dessas contribuições.

CAPÍTULO III

DAS EXCLUSÕES E DEDUÇÕES DA BASE DE CÁLCULO

Seção I

Das Exclusões e Deduções de Caráter Geral

Art. 7º As pessoas jurídicas relacionadas no art. 1º podem

excluir ou deduzir da receita bruta, para efeito da determinação da

base de cálculo apurada na forma do art. 3º:

I - as reversões de provisões;

II - as recuperações de créditos baixados como perda, limitados

aos valores efetivamente baixados, que não representem ingresso

de novas receitas;

III - o resultado positivo da avaliação de investimentos pelo

valor do patrimônio líquido;

IV - os lucros e dividendos derivados de investimentos avaliados

pelo custo de aquisição, que tenham sido computados como

receita; e

V - a receita decorrente da venda de bens do ativo permanente.

Parágrafo único. Não se aplica a exclusão prevista no inciso

I na hipótese de provisão que tenha sido deduzida da base de cálculo

quando de sua constituição.

Seção II

Das Exclusões e Deduções Específicas de Instituições Financeiras

e Assemelhadas

Art. 8º Além das exclusões previstas no art. 7º, os bancos

comerciais, bancos de investimento, bancos de desenvolvimento, caixas

econômicas, sociedades de crédito, financiamento e investimento,

sociedades de crédito imobiliário, sociedades corretoras, distribuidoras

de títulos e valores mobiliários, empresas de arrendamento

mercantil, cooperativas de crédito e associações de poupança e empréstimo

podem deduzir da base de cálculo da Contribuição para o

PIS/Pasep e da Cofins, os valores:

I - das despesas incorridas nas operações de intermediação

financeira;

II - dos encargos com obrigações por refinanciamentos, empréstimos

e repasses de recursos de órgãos e instituições oficiais ou

de direito privado;

III - das despesas de câmbio, observado o disposto no art.

6º;

IV - das despesas de arrendamento mercantil, restritas a

empresas e instituições arrendadoras;

V - das despesas de operações especiais por conta e ordem

do Tesouro Nacional;

VI - do deságio na colocação de títulos;

VII - das perdas com títulos de renda fixa e variável, exceto

com ações;

VIII - das perdas com ativos financeiros e mercadorias, em

operações de hedge; e

IX - das despesas de captação em operações realizadas no

mercado interfinanceiro, inclusive com títulos públicos.

Parágrafo único. A vedação do reconhecimento de perdas de

que trata o inciso VII aplica-se às operações com ações realizadas nos

mercados à vista e de derivativos (futuro, opção, termo, swap e

outros) que não sejam de hedge.

Art. 9º As cooperativas de crédito observarão também as

disposições específicas da Instrução Normativa SRF nº 635, de 24 de

março de 2006, em especial as do seu art. 15.

Seção III

Das Exclusões e Deduções Específicas das Empresas de Seguros

Privados

Art. 10. Além das exclusões permitidas no art. 8º, as empresas

de seguros privados podem excluir ou deduzir da base de

cálculo da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, os valores:

I - do cosseguro e resseguro cedidos;

II - referentes a cancelamentos e restituições de prêmios que

houverem sido computados como receitas;

III - da parcela dos prêmios destinada à constituição de

provisões ou reservas técnicas; e

IV - referentes às indenizações correspondentes aos sinistros

ocorridos, efetivamente pagos, deduzidos das importâncias recebidas

a título de cosseguros e resseguros, salvados e outros ressarcimentos.

Parágrafo único. A dedução de que trata o inciso IV aplicase

somente às indenizações referentes a seguros de ramos elementares

e a seguros de vida sem cláusula de cobertura por sobrevivência.

Seção IV

Das Exclusões e Deduções Específicas de Entidades de Previdência

Complementar

Art. 11. Além das exclusões permitidas no art. 8º, as entidades

de previdência complementar, fechadas e abertas, podem excluir

da base de cálculo da Contribuição para o PIS/Pasep e da

Cofins, os valores:

I - da parcela das contribuições destinada à constituição de

provisões ou reservas técnicas; e

II - dos rendimentos auferidos nas aplicações financeiras de

recursos destinados ao pagamento de benefícios de aposentadoria,

pensão, pecúlio e de resgates.

§ 1º A exclusão prevista no inciso II do caput:

I - restringe-se aos rendimentos de aplicações financeiras

proporcionados pelos ativos garantidores das provisões técnicas, limitados

esses ativos ao montante das referidas provisões; e

II - aplica-se também aos rendimentos dos ativos financeiros

garantidores das provisões técnicas de empresas de seguros privados

destinadas exclusivamente a planos de benefícios de caráter previdenciário

e a seguros de vida com cláusula de cobertura por sobrevivência.

§ 2º Para efeito do § 1º, consideram-se rendimentos de aplicações

financeiras os auferidos em operações realizadas nos mercados

de renda fixa e de renda variável, inclusive mútuos de recursos

financeiros, e em outras operações tributadas pelo imposto sobre a

renda como operações de renda fixa.

Art. 12. Além das exclusões previstas no art. 11, as entidades

fechadas de previdência complementar podem excluir os valores referentes

a:

I - rendimentos relativos a receitas de aluguel, destinados ao

pagamento de benefícios de aposentadoria, pensão, pecúlio e resgates;

II - receita decorrente da venda de bens imóveis, destinada

ao pagamento de benefícios de aposentadoria, pensão, pecúlio e resgates;

e

III - o resultado positivo, auferido na reavaliação da carteira

de investimentos imobiliários referida nos incisos I e II.

Parágrafo único. As entidades fechadas de previdência complementar

registradas na Agência Nacional de Saúde Complementar

(ANS), na forma do art. 19 da Lei nº 9.656, de 3 de junho de 1998,

que operam planos de assistência à saúde de acordo com as condições

estabelecidas no art. 76 da Lei Complementar nº 109, de 29 de maio

de 2001, podem efetuar as deduções previstas no § 9º do art. 3º da

Lei nº 9.718, de 27 de novembro de 1998.

Seção V

Das Exclusões e Deduções Específicas das Empresas de Capitalização

Art. 13. As empresas de capitalização podem excluir da base

de cálculo da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins, os valores:

I - da parcela dos prêmios destinada à constituição de provisões

ou reservas técnicas; e

II - dos rendimentos auferidos nas aplicações financeiras

destinadas ao pagamento de resgate de títulos.

Parágrafo único. A dedução prevista no inciso II restringe-se

aos rendimentos de aplicações financeiras proporcionados pelos ativos

garantidores das provisões técnicas, limitados esses ativos ao

montante das referidas provisões.

Seção VI

Das Restrições das Exclusões e Deduções Específicas

Art. 14. As deduções e exclusões facultadas às pessoas jurídicas

referidas nos arts. 9º a 13 restringem-se a operações autorizadas

por órgão governamental, desde que realizadas dentro dos

limites operacionais previstos na legislação pertinente, vedada a dedução

de qualquer despesa administrativa.

CAPÍTULO IV

DA SUSPENSÃO DA INCIDÊNCIA

Seção Única

Das Doações Recebidas e Destinadas a Ações de Caráter

Ambiental

Art. 15. Fica suspensa a incidência da Contribuição para o

PIS/Pasep e da Cofins sobre as doações em espécie recebidas por

instituições financeiras públicas controladas pela União e destinadas a

ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento,

inclusive programas de remuneração por serviços ambientais, e de

promoção da conservação e do uso sustentável dos biomas brasileiros,

na forma estabelecida em regulamento.

§ 1º Para efeito do disposto no caput, a destinação das

doações deve ser efetivada no prazo máximo de 2 (dois) anos contado

do mês seguinte ao de recebimento da doação.

§ 2º As doações de que trata o caput também poderão ser

destinadas ao desenvolvimento de ações de prevenção, monitoramento

e combate ao desmatamento e de promoção da conservação e do

uso sustentável de outros biomas brasileiros e em outros países tropicais.

§ 3º As despesas vinculadas às doações de que trata o caput

não poderão ser deduzidas da base de cálculo da Contribuição para o

PIS/Pasep e da Cofins.

Art. 16. Para efeito do disposto no art. 15, a instituição

financeira pública controlada pela União deverá:

I - manter registro que identifique o doador;

II - segregar contabilmente, em contas específicas, os elementos

que compõem as entradas de recursos, bem como os custos e

as despesas relacionados ao recebimento e à destinação dos recursos;

e

III - atender às demais disposições da regulamentação específica.

Art. 17. As suspensões de que trata o art. 15 convertem-se

em alíquota zero depois de efetuada a destinação dos recursos.

Parágrafo único. No caso da não destinação dos recursos,

observado o prazo de que trata o § 1º do art. 15, a instituição

financeira pública controlada pela União fica obrigada a recolher as

contribuições não pagas, acrescidas de juros e multa de mora, na

forma da lei.

CAPÍTULO V

DA APURAÇÃO E DO PAGAMENTO

Art. 18. O período de apuração da Contribuição para o

PIS/Pasep e da Cofins é mensal.

Art. 19. O pagamento da Contribuição para o PIS/Pasep e da

Cofins devidas pelas pessoas jurídicas a que se refere o art. 1º deverá

ser efetuado até o 20º (vigésimo) dia do mês subsequente ao de

ocorrência dos fatos geradores.

Parágrafo único. Se o dia do vencimento de que trata o caput

não for dia útil, considerar-se-á antecipado o prazo para o primeiro

dia útil que o anteceder.

Art. 20. Serão efetuados de forma centralizada pelo estabelecimento

matriz da pessoa jurídica a apuração e o pagamento da

Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins.

Art. 21. Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de

sua publicação.

Art. 22. Ficam revogados o § 1º do art. 3º, o § 2º do art. 10,

o art. 22, os arts. 27 a 32, o parágrafo único do art. 52, os art. 95 a

97, e os Anexos I a III da Instrução Normativa SRF nº 247, de 21 de

novembro de 2002.

CARLOS ALBERTO FREITAS BARRETO

FONTE: D.O.U. 14/08/2012 - Seção 1 - Páginas 10 e 11

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